Horus e FGV IBRE lançam plataforma gratuita para monitorar variação de preços na cesta de consumo brasileira

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A HORUS Inteligência de Mercado (https://www.ehorus.com.br/) e o Instituto Brasileiro de Economia – FGV IBRE (https://portalibre.fgv.br/) se uniram para lançar a plataforma Cesta de Consumo. O serviço monitora a variação de preço de duas cestas de consumo típicas brasileiras pela análise da leitura mensal de mais de 40 milhões de notas fiscais.

“Com o auxílio da tecnologia, conseguimos ter uma grande abrangência de dados, o que nos dá segurança para trazer um número que reflete a realidade dos preços efetivamente pagos pelo consumidor brasileiro nas suas compras de supermercados”, diz Luiza Zacharias, diretora de Novos Negócios da HORUS.

Pela plataforma, será possível acompanhar dois modelos de cesta: a Cesta de Consumo Básica, que conta com 22 alimentos básicos com maior presença nas compras do shopper, e a Cesta de Consumo Ampliada, contendo cerca de 60 produtos de consumo, incluindo bebidas e itens de limpeza, higiene e beleza.

A plataforma monitora a variação e o comportamento dos preços em oito capitais brasileiras – Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo – e um grande diferencial é que os produtos variam conforme os hábitos de consumo locais. Um exemplo é o feijão. No Rio de Janeiro consome-se o feijão preto enquanto em São Paulo, a preferência é pelo feijão carioca, que apresentam preços diferenciados. Também é possível acompanhar os produtos da cesta que tiveram os preços mais altos ou também mais baixos durante o mês.

O serviço é gratuito para as principais informações, como o preço total da cesta e as maiores variações de preços de produtos em cada capital. Existem planos de assinatura para acessar relatórios mais detalhados e aprofundados, que trazem a variação de preço por categorias de produtos, marcas e tamanho de embalagem, por exemplo.

“Além de auxiliar o consumidor, que poderá acessar os preços para economizar, os dados serão importantíssimos para a indústria e o varejo entenderem todo o comportamento de preços no varejo, além é claro, da imprensa, que poderá consultar os dados quando quiser”, analisa Luiza Zacharias.

Para a criação do serviço, a HORUS entra com sua tecnologia na análise mensal e em tempo real de mais de 40 milhões de notas fiscais do varejo alimentar brasileiro e o FGV IBRE traz seus mais de 70 anos de experiência na produção de indicadores econômicos.

“A parceira FGV IBRE e HORUS possibilita o acompanhamento de produtos básicos de consumo dos brasileiros, respeitando as características de cada região das oito capitais destacadas.
Unimos tecnologia e excelência para a análise regular de um volume representativo de dados consistentes, proporcionando uma experiência interessante para a população e para o mercado, com o acompanhamento de produtos que podem estar pesando no bolso de todos, por exemplo” analisa Roberta Torres,  responsável técnica do projeto da parceria no FGV IBRE.

Para acessar a plataforma clique aqui

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