Grupo dono da Imaginarium compra rede Puket

0 1.335

A holding varejista Grupo Uni.co, detentora da marca de presentes criativos Imaginarium, anunciou a compra da Puket, rede de moda íntima com mais de 160 lojas no Brasil e 12 unidades internacionais. A transação já teve a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Os valores não foram divulgados.

A aquisição tem como objetivo fortalecer o grupo como plataforma única de varejo especializado. Em 2017, a estimativa de faturamento das duas redes juntas é de R$ 490 milhões.

“A afinidade entre as marcas e a complementaridade entre produtos, público e sazonalidade foram alguns dos fatores que motivou a aquisição”, afirmou Newton Ribeiro, diretor geral do Grupo Uni.co.

Imaginarium e Puket já eram sócias desde 2012, juntamente com empresa de acessórios Balonè, na rede de franquias Love Brands. Na época, as três marcas se uniram para desenvolver uma cadeia de lojas para viabilizar o crescimento em cidades do interior com menos de 200 mil habitantes. Hoje, a Love Brands possui 50 lojas no Brasil.

O Grupo Úni.co também é composto pelas marcas Ludi, de presentes criativos, que mantém um e-commerce e atende 2,4 mil clientes multimarcas. Outra marca do grupo é a Mind, de decoração e design, que atualmente possui cinco lojas.

ARQUITETURA DE MARCA

A estratégia do grupo será pautada pela arquitetura de marca eficiente. A proposta é se apresentar como uma plataforma que reúne pessoas que, por meio do compartilhamento de valores, experiências e ações, constroem marcas para engajar o público interno e externo.

“A estratégia é respeitar a individualidade de cada marca entendendo que cada uma tem sua personalidade, seu caminho de crescimento e um papel igualmente relevante dentro do grupo”, disse Ribeiro.

A empresa revela que o continuará alocando investimentos para manter a taxa de crescimento e que a Puket também será contemplada com recursos. Para criar sinergia entre as duas operações, o grupo avalia oportunidades de troca de boas práticas. A ideia é aproveitar a rede de franqueados para acelerar a expansão, aumentar o poder de barganha em negociações com fornecedores e viabilizar projetos de inovação.

De acordo com Ribeiro, normalmente, os pontos críticos de uma integração costumam ser os sistemas e a cultura. “No nosso caso, usamos o mesmo sistema e acreditamos que temos uma cultura similar”, disse o executivo. “Isso deve facilitar bastante a união das marcas.”

Mesmo sob o mesmo guarda-chuva, a Puket continuará operando como uma unidade de negócio independente. No entanto, a marca poderá aproveitar algumas áreas das demais unidades do grupo, como a estrutura de importação que a Imaginarium possui na China.

MARCAS ESTÃO HÁ DÉCADAS NO MERCADO

Fundada em 1988, a Puket desenvolve meias, pijamas, roupas íntimas e acessórios. Grande parte do portfólio é voltada para o público infantil, com itens com estampas divertidas e coloridas. A empresa é uma das maiores fabricantes de meias do país, com duas fábricas, uma em São Paulo e outra em Campo Grande, com capacidade de produção de 16 milhões de pares por ano. As receitas são estimadas em R$ 220 milhões em 2017.

Um pouco mais jovem, a Imaginarium foi fundada em 1991 com foco em presentes com design, até então, diferenciados. A marca é conhecida por suas almofadas e canecas com frases engraçadas ou motivacionais. Atualmente, a Imaginarium possui com 235 unidades, sendo 225 lojas e 10 quiosques. A rede deve faturar R$ 260 milhões neste ano.

Vale lembrar que, em 2012, parte da Imaginarium foi adquirida pela gestora de recursos Squadra – a aquisição completa aconteceu em 2015. Após a compra, o grupo Imaginarium passou a ser Grupo Uni.co.

A Squadra é uma das maiores gestoras de recursos independentes do país. A empresa tem R$ 6 bilhões sob sua gestão. Seu foco são investimentos em ações de empresas negociadas em bolsa – fato que pode representar uma possível intenção de abertura de capital do Grupo Uni.co no futuro.

Fonte Diário do Comércio
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.