Grupo Casino investirá em mini mercado e atacado

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Intensificar os modelos de lojas de vizinhança e ofertar grande variedade de itens marca própria são o foco do Grupo Casino na França. Dos 12 mil pontos de venda, 6.457 são mini mercados e a mais recente bandeira da empresa, a Nanoo, é uma ultra loja de conveniência. Lançada na semana passada na França, cada unidade tem 100 metros quadrados.

Para o diretor financeiro do Grupo Casino e membro do Comitê Executivo, Antoine Giscard d’Estaing, “a proximidade é uma das vias do futuro no varejo”. Presente em 20 países a rede soma, somente na França, um faturamento de quase € 20 bilhões. Pouco menos do que o registrado em sua operação no Brasil, por meio do Grupo Pão de Açúcar, que passou a ser controlado pelo Casino em 2012.

“Temos a impressão que no Brasil existe uma competência particular sobre a marca nacional. Na França, o mix ideal de produtos depende das bandeiras onde ele estará. Em algumas lojas de proximidade, o ideal é ter mais marcas próprias para que a oferta de preços ao consumidor seja melhor”, diz Giscard d’Estaing.

No Brasil, por meio do Grupo Pão de Açúcar, a rede trabalha com as marcas próprias Taeq (ligada ao bem estar), Qualitá, com 1.500 produtos, e também os da Casino, que somam cerca de 230 itens.

Em longo prazo, o formato de proximidade, como os executivos do Casino gostam de chamar as lojas de vizinhança, será mais eficiente. Mas é preciso testar mais os formatos já existentes. Na mira mesmo está a expansão das lojas Assaí, que funcionam no sistema cash & carry, mais conhecido como venda por atacado, no Brasil. Assim como os mini mercados Extra, que devem inaugurar de 50 a 100 novos endereços por ano. O volume de investimentos, as regiões que as receberão e a partir de quando as lojas serão abertas não foram divulgados pelos executivos da empresa.

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