Grupo Carrefour Brasil mantém a liderança do varejo alimentar em 2018

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O Grupo Carrefour Brasil confirmou sua posição de liderança no mercado brasileiro em 2018. No quarto trimestre, as vendas somaram R$ 15,8 bilhões, crescimento de 10,2%, em cenário que confirmou o fim da deflação de alimentos iniciada em 2017. As vendas em mesmas lojas, que desconsidera o resultado de novas unidades na comparação trimestral, subiram 6,2% entre outubro e dezembro. Já o lucro líquido atribuído aos acionistas cresceu 65,9% para R$ 758 milhões no quarto trimestre. Ao longo do ano, as vendas atingiram R$ 56,3 bilhões, alta de 7,6% na comparação anual, enquanto o lucro líquido foi de R$ 1,9 bilhão, crescimento de 48,1%. As vendas consolidadas em mesmas lojas subiram 3,9% nos 12 meses do ano.

A expansão das lojas da companhia, sobretudo do Atacadão que cumpriu a meta de20 novas unidades em 2018, contribuiu de maneira crescente para o aumento das vendas totais. A expansão adicionou nas vendas 4,3%, no quarto trimestre, e 4,0% em 2018. Entre outubro e dezembro, foram inauguradas seis lojas de autosserviço e dois atacados de entrega do Atacadão, além de quatro unidades do Carrefour Market e duas do Carrefour Express – totalizando 660 pontos de venda em operação. A estratégia de expansão do Grupo Carrefour Brasil continua favorecendo os formatos de maior retorno, sobretudo no segmento de cash & carry.

“O Grupo Carrefour Brasil manteve sua liderança no varejo nacional de alimentos com desempenho bastante forte, tanto no quarto trimestre, quanto em 2018. O crescimento das vendas foi aumentando de maneira rápida e consistente ao longo do ano, com contribuições de todos os formatos, levando o lucro líquido ajustado a atingir o seu maior nível. No ano passado, a companhia também progrediu de forma significativa em sua estratégia omnicanal, com o Atacadão intensificando seu ritmo de expansão, o Carrefour Varejo avançando na transição alimentar, a partir da maior oferta de produtos de qualidade a preços acessíveis, e o Carrefour Soluções Financeiras alavancando seus serviços em todas as bandeiras. A recente criação do Carrefour eBusiness Brasil representa um passo importante na aceleração da transformação digital, para realizar nossa ambição de alcançar a liderança do e-commerce alimentar no Brasil, em linha o plano Carrefour 2022”, destaca Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil.

No quarto trimestre, o e-commerce foi o segmento que mais cresceu na operação de varejo, impulsionado pelas vendas durante a Black Friday e durante o mês de dezembro. O GMV, volume de vendas que inclui outras receitas e a operação de marketplace, cresceu cinco vezes mais rápido do que a média do setor nos últimos três meses de 2018, quando as vendas subiram 110%. As vendas diretas representaram 10,4% das vendas da operação de varejo. No ano, o GVM atingiu R$ 1,4 bilhão, 9% das vendas brutas do Carrefour Varejo, e a operação de marketplace representou cerca de 15% das vendas do ano e 19% do GMV do quarto trimestre.

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