Gerenciamento de risco combate roubos e furtos de cargas

0 100

O número de roubos e furtos de cargas subiu de 2,5 mil em 1994 para 32,2 mil em 2013, de acordo com estudo realizado pela GRISTEC (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Risco e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento).

Por outro lado, nesse mesmo período, 563 mil tentativas de furto ou roubo foram malsucedidas por conta da aplicação de tecnologias antifurto e centrais de monitoramento.Graças aos roubos e furtos evitados entre 2005 e 2013, foram economizados R$ 26 bilhões, recurso que para embarcadores, transportadores e companhias seguradoras significa mais investimentos, criação de empregos e geração de renda. Já o valor estimado das mercadorias gerenciadas ficou acima de R$ 650 bilhões.

“Em determinados setores, como no varejo, a tecnologia é imprescindível. O setor de transporte de cargas, por exemplo, é a prova disso. Muitas empresas importantes no ramo desenvolvem produtos e soluções inovadoras para garantir a segurança e o desenvolvimento econômico do segmento”, explica Cyro Buonavoglia, presidente da Buonny Projetos e Serviços de Riscos Securitários.

Mas para que isso aconteça não basta apenas instalar um rastreador. “É essencial elaborar desde Planos de Gerenciamento de Riscos (PGR) com rastreamento da carga a soluções logísticas completas. Tudo depende da carga que será transportada, do perfil do cliente, do trajeto e de diversos outros fatores”, detalha o especialista.

Atualmente a sinergia entre o Gerenciamento de Riscos e a alta tecnologia nos proporciona muito mais do que planos de gerenciamento com análise de motoristas e desenvolvimento de rotas. Hoje é possível aos embarcadores e transportadores o acompanhamento das operações logísticas em tempo real, possibilitando o gerenciamento e otimização da frota, por meio da administração das entregas, disponibilidade de veículos e histórico de alvos (destinos), além do controle sobre a jornada de trabalho do motorista e da manutenção preventiva da frota.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.