Francesas Carrefour e Casino brigam pelo Brasil

0 53

A varejista francesa Carrefour apresentou resultados superiores no Brasil em relação ao nacional Grupo Pão de Açúcar, controlado pela Casino, rede de supermercados também criada no País europeu. Os resultados não são o suficiente para ameaçar a liderança do GPA, mas merecem atenção do grupo, segundo análise do Banco Brasil Plural. As vendas da rede Carrefour cresceram 7,7% no terceiro trimestre, entre julho e setembro. Em comparação, as vendas do Grupo Pão de Açúcar ficaram praticamente estagnadas em 0,6%.

Em publicação no site Exame.com, os analistas Victor Falzoni e Guilherme de Assis, acreditam que o crescimento das vendas do Carrefour não prejudicou suas margens de lucro e o ebitda. Esse resultado sugere que a rede não tem uma estratégia muito agressiva de precificação, mas sim está investindo pesado em melhorar a sua eficiência e cortar custos.

Além disso, o Carrefour também planeja ampliar e estabilizar sua presença no mercado brasileiro, com abertura de 20 lojas em 2015. O formato Atacadão também cresceu bem mais do que os outros. Ademais, a rede francesa lançou o formato Express, para competir diretamente com o Minuto Pão de Açúcar e Minimercado Extra, lojas da concorrente.

Para fazer frente a esse crescimento, o Grupo Pão de Açúcar está adotando estratégias de diminuir seus preços e diversificar o mix de produto. A estratégia é adotada desde o segundo trimestre de 2013, segundo o relatório do banco, além de conter um esforço agressivo para cortar os custos. Apenas os próximos resultados poderão dizer se a estratégia foi o suficiente, segundo a análise.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.