Exclusivo: Varejo de vizinhança aposta em kits acessíveis para o Dia das Mães

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Listada entre as datas mais importantes para o comércio nacional, o Dia das Mães homenageia aquelas que possuem a habilidade de manter a despensa do lar sempre cheia. A ocasião comemorada no segundo domingo de maio pede mais do que bons produtos na gôndola, sugere maior interatividade com os consumidores que buscam opções para suas mães ou esposas, e criatividade na formação de um mix de valor agregado em sinergia com o emocional e, atualmente, com o bolso deste cliente.

Mesmo com a retração no consumo e aumento na busca por melhores preços, o brasileiro não deixará de realizar suas compras no Dia das Mães.  É o que revela um estudo realizado pelo SPC Brasil em dezembro de 2015, ao destacar a data  junto ao Natal como principais momentos de desembolso no comércio nacional. Mas, para driblar as dificuldades e mostrar talento na hora de vender, o varejo precisa mostrar entusiasmo e originalidade.

Leia a matéria na íntegra aqui! Revista Varejo de Vizinhança, ed. maio

A rede paulistana Hirota, por exemplo, prepara para este Dia das Mães uma novidade que foge do habitual de um varejo alimentar. A varejista que é parceira da Daiso, marca japonesa de itens para presentes e papelarias, há muitos anos, lança kits presenteáveis exclusivamente para a data. “Montamos embalagens com produtos úteis para mães de diversos perfis. Precisamos ser criativos para cativar e atender os consumidores em diversos momentos da compra, levando em consideração o custox benefíco”, salienta Eugênia Fonseca, gerente de marketing do Hirota Supermercados. Os kits serão vendidos com uma média de cinco a sete produtos a preços que variam entre trinta e cem reais.

Com uma média de oito check-outs (caixas) em suas dezesseis lojas, a varejista aposta também em um cardápio especial em sua área de rotisseria e pratos prontos para consumo, com detaque para linhas orientais. “É uma época em que recebemos grandes encomendas, então é preciso caprichar nas opções de pratos para o almoço de domingo. Esperamos a venda de 13 toneladas de alimentos prontos na data”,  revela a executiva. Eugênia conta ainda que as encomendas começam a serem feitas com três semanas de antecedência e a descrição dos pratos ganham forte destaque em comunicação visual nas unidades da rede.

Originalidade também é palavra de ordem na  Mel & Pimenta, varejo de proximidade situado no bairro Morro dos Ingleses, também na capital paulista. O local com aproximadamente 250 metros quadrados conta com uma boutique que atende muito bem quem realiza suas compras no local. Com uma clientela fiel, a loja comercializa semi-joias, acessórios e peças de roupa durante o ano todo. “Mas em épocas como essa, as vendas crescem cerca 40%”, revela Adriana Chalita, sócia-proprietária do estabelecimento.

Com peças que variam de cinquenta a mil reais, a boutique faz sucesso com os visitantes da loja. “Criamos essa área há oito anos com o intuito de agregar valor á loja e aos resultados. Tem dado certo por proporcionar a facilidade de o cliente vir comprar mantimentos e, de quebra, lembrar de algum presente que precisa dar”, explica Adriana. Para este Dia das Mães, a empresária aposta na venda de semi-joias e chocolates finos. Ela lembra também que, vinhos e alimentos de maior valor agregado como camarão, têm boa saída na época. “Os clientes procuram por ingredientes especiais para realizar o almoço de domingo mais elaborado”, salienta. A varejista se atenta também a oferecer embalagens especiais para presente, que ajudam a compor o momento de comemoração.

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