Exclusivo: Dez dicas para aumentar suas vendas durante a Copa do Mundo

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Há menos de cem dias para a bola rolar nos gramados brasileiros, listamos dez dicas para você driblar a concorrência e oferecer o melhor serviço aos clientes e consumidores que chegarão de diversos Países para assistirem a Copa do Mundo de Futebol 2014. O período será propício para aumentar as vendas de categorias específicas, além de aumentar a visibilidade do comércio na região em que está instalado. O trabalho dos promotores deverá ser reforçado e as gôndolas não poderão sofrer rupturas. Confira abaixo o passo a passo da boa venda durante os meses de junho e julho.

1 – Categorias
Devem ser levadas em conta as categorias de bebida alcoólica e não alcoólica, carnes e itens para churrasco como carvão e itens descartáveis. Produtos práticos como pipoca e snacks também são apontadas com grande potencial de vendas.

2 – Estoque
A atenção deverá ser redobrada para manter o estoque abastecido. É orientado que o varejista planeje as compras com foco na festividade com, no mínimo, 30 dias de antecedência. Deve-se atentar ao planejamento do volume de compras também. 
 
3 – Abastecimento
Gôndola abastecida é palavra de ordem e, por conta disso, o trabalho dos promotores não pode parar. Ferramentas integradas são a solução mais indicada para o abastecimento eficiente. A tecnologia permite que os fornecedores sejam avisados da possível falta de um produto, considerando o volume de venda e o consumo.

4 – Produtos temáticos
A indústria inventou e a distribuição de produtos alusivos à Copa do Mundo está a todo vapor. O mercado de itens temáticos abrange diversas categorias que podem ser bem trabalhadas no ponto de venda como sandálias, sorvete, chiclete, bola, caneta, bandeira, caderno, camiseta, chaveiro, entre outros.

5 – Funcionários
Mudanças simples no uniforme da equipe ativarão a memória dos consumidores sobre o tema futebolístico. Camisetas verde e amarelo ou até mesmo um detalhe no vestuário do dia a dia, não importa, o que o varejista deve levar em conta é que a equipe da loja também precisa estar no clima do evento e transmitir isso para o cliente.

6 – Layout
Seguindo o padrão de outras datas como Natal e Dia das Mães, as lojas devem estar preparadas para receber um layout diferenciado. O varejo deve identificar as categorias com maior potencial de vendas em sua região e dar atenção diferenciada a elas, colocando os produtos que irão gerar mais fluxo sempre em evidência e ainda priorizando vendas casadas.

7 – Promoções
Unir forças com o atacado distribuidor deverá aprimorar a execução dos produtos durante o período. A melhor dica é fazer pontos extras de produtos que atraiam atenção dos consumidores, tablóides, comunicação visual na loja e ao redor.

8 – Criatividade
Individualmente, é possível usar a criatividade e realizar ações muito bem sucedidas. Promoções e sorteios que tenham como prêmios produtos com motivos da Copa sempre fazem sucesso, em especial entre adolescentes e crianças, mas entre adultos também. É preciso lembrar que a Copa realizada no Brasil é um evento marcante e que muitas pessoas vão querer colecionar itens que lembrem este momento.

9 – Preços
Mantenha o valor dos produtos competitivo. O ganho maior será no volume físico de vendas, isso quer dizer, em termos de quantidade de produto. Crie cartazes específicos dos itens de maior circulação no período e destaque os valores pela loja.

10 – Ambientação da loja

Com os funcionários devidamente uniformizados para entrar em campo. A loja deverá ganhar adereços festivos para entrar no clima do campeonato. Bandeiras, músicas temáticas e até produtos oferecidos em promoções especiais da Copa são válidos para o momento.

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