Antes de decidir pelo veículo ou marca, os pequenos e médios varejistas devem levar em consideração características como tecnologia, segurança, conforto, preço e melhor relação custo/benefício.
Profissionais do setor afirmam que dos Vucs (veículos urbanos de carga) de pequeno porte aos utilitários, os empresários têm à disposição modelos capazes de atender às suas necessidades operacionais, mas é preciso fazer um planejamento.
O consultor do Sebrae-SP, Reinaldo Messias, afirma que é preciso planejar o investimento: “Antes de adquirir o veículo, o varejista deve levar em consideração todos os custos que envolvem não apenas o investimento em si mesmo, mas também o operacional”.
Confira abaixo as dicas de Cláudio Tieppo Gonçalves, gerente de Veículos Comerciais da Fiat, para não errar na escolha:
. Considere o tipo de serviço que fará.
. Avalie as diferenças que serão percorridas.
. Que volume será transportado ?
. Há necessidade de transformação do veículo para utilizá-lo como transportador de cargas refrigeradas ou para revesti-lo internamente ?
. Que espaço disponível se tem para manobrar ?
. Que tipo de combustível (gasolina/etanol/diesel) será utilizado ?
. Qual o custo de operação que o veículo poderá comportar (impostos, motorista, consumo de combustível) ?
. Quais são os custos de manutenção (preço de revisão, valor de peças de reposição e, principalmente, rede de concessionárias ?
. Qual o preço que se pretende pagar pela aquisição do veículo ?
. Qual será o preço de revenda do veículo na hora da substituição ?
Por Adriana Bruno