59% do pequeno varejo de material de construção se abastece no atacado

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Foi apresentado no 2º Fórum Estratégico MATCON, encontro estratégico que discutiu a cadeia produtiva de materiais de construção nesta segunda-feira (22), um estudo sobre o pequeno comércio relacionado a este setor onde pôde ser observado que a prioridade deste modelo de varejo deverá ser em melhorias nas lojas existentes. A abertura de novas unidades ficou em segundo plano, aponta o material. A pesquisa mostrou ainda que as empresas têm procurado diversificar o negócio, 87,5% pretendem investir na expansão da venda de produtos que não são considerados materiais de construção como, por exemplo, equipamentos de proteção individual e utilidades de casa e jardim. Ao todo, foram feitas 219 entrevistas.

Confira outros números:
52% é a parcela que pretende investir na infraestrutura já existente
59% dos pequenos varejistas se abastecem por meio de atacadistas e não diretamente da indústria
71,2% dos microvarejistas também se abastecem no canal atacadista distribuidor

A pesquisa identificou que a maioria dessas lojas compra as mercadorias semanalmente, ou seja, elas precisam de atendimento rápido, o que abre perspectiva para um melhor atendimento logístico das empresas atacadistas e distribuidoras que atendem a esse mercado. Outro aspecto a ser ressaltado é o de que, a prioridade das micro e pequenas lojas de material de construção está no que se refere aos aspectos de infraestrutura da loja. Isso significa que os lojistas planejam investir na organização das mercadorias dentro do ponto de venda e no layout do estabelecimento.

MATCON

A liderança da indústria de materiais de construção e os principais agentes de atacados e distribuidores do País, bem como representantes do varejo deste segmento, se encontraram nesta manhã, no Hotel Tívoli Mofarrej, em São Paulo, durante o “2º Fórum Estratégico MATCON – Compartilhar para Transformar”, uma iniciativa da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) e da Agenttia, especializada no desenvolvimento de negócios no segmento de materiais de construção.
A realização do Fórum MATCON foi diretamente associada ao desenvolvimento da cadeia produtiva de materiais de construção, envolvendo a indústria, os distribuidores o varejo e instituições do setor, todos em prol da agregação de valor, inovação, compartilhamento de informações e oportunidades em uma análise conjunta de cenários. Em 2013, quando foram reunidos os principais líderes da indústria e os principais agentes de distribuição – faturamento somado da ordem de R$ 6,5 bilhões – o tema “colaboração” definiu a tônica do evento, resultando na criação de comitês com representantes de diferentes segmentos da cadeia produtiva de materiais de construção.
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