Enxuto vai abrir 11 lojas e lançar marca própria em 2021

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Presente em cinco cidades do interior paulista, o Enxuto Supermercados tem planos ousados para 2021. A empresa quer consolidar sua expansão tanto no formato de super conveniência como super, sendo que este último atualizando o posicionamento da empresa com base nas tendências de consumo.  “Vamos inaugurar 11 lojas da bandeira Enxuto Aqui e 1 flagship do formato super, investindo mais de 33 milhões. Além da expansão, vamos lançar uma linha de produtos próprios para levar praticidade e qualidade para os lares de nossos consumidores”, revela Letícia Guilhermino, gerente de marketing e comunicação da rede de supermercados.

Desafios
Letícia Guilhermino, gerente de marketing e comunicação

Atender as necessidades do cliente facilitando a sua jornada de compras é um dos desafios que o Enxuto acredita ter pela frente.  “O cliente, mesmo antes da pandemia – porém reforçado por ela, não quer mais perder muito tempo dentro das lojas. Precisamos apresentar soluções que reduzam os tradicionais atritos com a operação (fila, estacionamento, entregas, e-commerce) e oferecer soluções completas, tanto para a vida mais prática, como para centralizar as compras do dia a dia, ou seja, encontrar soluções de qualidade em todas as categorias, para que eles não precisem visitar lojas especializadas para resolver”, diz Leticia. Ainda segundo ela, a fidelidade está cada vez mais difícil de se conquistar, o cliente só se torna fiel a uma marca que de fato solucione os problemas do dia a dia. “Estamos investindo bastante em entender o consumidor e quais são os problemas do dia a dia que conseguimos solucionar para nossos clientes com o menor esforço por parte deles. Foi assim que surgiu nossa bandeira de super proximidade e nosso serviço do click & collect em 2018, escutando o que nossos próprios clientes relatavam durante a jornada, levamos os itens de emergência e dia a dia na porta da casa deles (literalmente) com as lojas ENXUTO AQUI em condomínios e com o ENXUTO DRIVE deixando para o cliente apenas a seleção online dos produtos e a retirada, e para nosso time de especialistas a separação e embalagem das compras”, conta.

Novos hábitos

Com a pandemia, os hábitos de consumo e até mesmo da escolha do local de compra mudaram e a empresa percebeu um aumento inclusive na procura por informações sobre segurança e limpeza das lojas, o que os levou a intensificar e evidenciar os cuidados tomados, seguindo todos os protocolos sanitários.  “Esse primeiro movimento nos fez perceber que os consumidores estariam buscando mais informações e atentos para informações que antes passavam despercebidos. Essa análise mudou nossa postura de comunicação e a maneira como nos relacionávamos com eles. Hoje somos mais diretos e esclarecedores, o que contribuiu para fortalecer a confiança no Grupo Enxuto”, diz. Segundo ela, outro fator importante foi a penetração de vendas online, vimos as vendas do ENXUTO DRIVE, nosso e-commerce, crescer 300% do dia para a noite. Há 2 anos estávamos atuando no setor e já estudávamos como vencer a barreira da experimentação do canal e da confiança do cliente. Com a chegada da pandemia, esse fator externo acelerou a experimentação do canal que virou para muitos clientes o principal canal de abastecimento” comenta.

Essa mudança fez a empresa acelerar o plano de expansão e logística para atender mais clientes e melhor. “Hoje podemos dizer que evoluímos dois anos nos primeiros seis meses de pandemia, tanto na nossa estrutura como na maturidade do canal com o consumidor”, afirma Letícia. Ela ainda diz que depois de quase um ano, a empresa subiu um importante patamar nas vendas online, mas que ainda há muito espaço para conquistar e para crescer. “Acreditamos que essa transformação está apenas começando”, diz.

Enxuto Aqui

Com a missão de facilitar a recompra do dia a dia do cliente e estar perto ou no caminho dele, a rede conta com três unidades do formato em grandes vias de acesso da cidade de Campinas (SP). O objetivo é que o cliente possa comprar de forma rápida e segura os itens emergenciais que acabaram em casa, mas também oferecer uma solução completa que vai desde uma adega selecionada, passando por cortes de churrasco, frutos do mar, itens de café da manhã até produtos de limpeza e higiene.  “Embora a loja tenha colaboradores dedicados, não é necessário nenhum tipo de atendimento ou filas, pois os clientes selecionam seus produtos e fazem o pagamento em nossos caixas de autoatendimento, o que deixa a jornada muito mais ágil. Nossa promessa é fazer com que o cliente entre com pressa e saia com tempo”, conta Letícia. Ela ainda destaca que a empresa entende que essa é uma tendência global do varejo e que as lojas de vizinhança ganharam relevância em meio a pandemia e aceitação do modelo é muito satisfatória. 

“Em 2020 começamos o ano com apenas uma loja e inauguramos outras sete durante o período de pandemia. Por serem construídas em containers, a obra é mais limpa e sustentável, além de rápida implantação. A área total da loja é de um pouco mais de 60 m², sendo 30 m² de área de venda, com sortimento de cerca de mil itens para os clientes, que são selecionados de acordo com a região e/ou condomínio”, conta.

Em 2021, a rede irá inaugurar mais 11 lojas do modelo, que além de facilitar a compra física, contam com o serviço de ENXUTO DRIVE com mais de 10 mil itens disponíveis para os clientes.

 

RAIO X

A história do Grupo Enxuto teve início com o empreendedor, João Batista Gonçalves, em 1963. Ao chegar em Campinas, Gonçalves decidiu revender arroz, que ele comprava a granel, ensacado como “Arroz Enxuto”. Com o sucesso de vendas do produto, em 1967 fundou a Cerealista Alvorada para atuar na área de secos e molhados, onde comercializava aproximadamente cem itens diferentes. A empresa cresceu e em 1973 foi inaugurado o primeiro supermercado batizado de Enxuto, em Campinas, com uma área de vendas de 200 metros quadrados, logo ampliada para 420 metros quadrados.

De lá para cá, o Enxuto Supermercados prosperou e, além de Campinas, está presente em Cosmópolis, Limeira, Piracicaba e Rio Claro.

Em 2018 o grupo lançou uma nova bandeira: o Enxuto Aqui, que alia o melhor da tecnologia e do atendimento humanizado em uma loja de super conveniência inteligente e customizada, física e digital, dentro de containers. A proposta da bandeira é atender a compra emergencial de supermercado, com produtos selecionados a fim de abastecer os lares dos consumidores com itens práticos e rápidos, com mix bastante diversificado.

Além dessa inovação, no mesmo ano foi lançado o serviço de click & collect, o Enxuto Drive, com mais de 12 pontos espalhados na região de atuação do grupo.

São mais de 1.500 colaboradores e 14 pontos de vendas onmichannel.

 

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