Entrevista exclusiva com Marcos Samaha, COO da Multivarejo – GPA

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O ano de 2016 começou desafiador para Marcos Samaha. Psicólogo de formação, o executivo encontrou na especialização em administração de empresas – cursado na escola de negócios francesa INSEAD -, sua vocação profissional. Esta que ele leva agora para o Grupo Pão de Açúcar, onde assume o cargo de diretor Executivo de Operações – C.O.O., da Multivarejo. A unidade de negócios agrega a operação do segmento de varejo alimentar com as redes Extra, Pão de Açúcar e seus formatos de proximidade Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar.  Em sua nova empreitada, Samaha passa a ter a responsabilidade de gerir áreas como a de tecnologia da informação, logística e desenvolvimento de vendas e clientes das respectivas bandeiras.

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De encontro a sua estreia na nova gestão, o mercado conhece também o novo posicionamento de vendas para a rede Extra de hiper e supermercados. Para manter o ritmo de vendas acelerado em tempos de crise, a ação permeia melhores ofertas, condições de pagamento e descontos progressivos em um mix de produtos elencados quinzenalmente. Em entrevista exclusiva à Revista Varejo de Vizinhança, o diretor executivo de operações explica que esta é uma estratégia comercial que beneficiará tanto clientes que realizam compras em maior quantidade, quanto consumidores que buscam itens a preços atraentes.

Mas, não é só de grandes formatos que vive a bandeira Extra. Com mais de 240 lojas espalhadas pelo País, o modelo de proximidade tem se destacado na operação da varejista que enxerga no Minimercado Extra a oportunidade de atender o cliente em compras de reposição no caminho de casa ou do trabalho. “É uma operação que vem ganhando constantemente participação nos resultados. Temos investidos na capilaridade desse modelo justamente para atender o consumidor no momento em que ele está com pressa”, avalia Samaha.


De que maneira você avalia o atual momento do varejo nacional? Estamos passando por um período difícil na economia. Não é novidade que a informação de que o brasileiro está sofrendo com a pressão da inflação sobre os alimentos. O nosso papel enquanto maior rede de hipermercado do Brasil, é o de atender diversos perfis de consumidores e ajuda-los a passar por esse momento de dificuldade. Em cada formato de operação precisamos oferecer amelhor proposta de valor que caiba no bolso dele

Qual é o intuito do novo posicionamento comercial da bandeira Extra? Você tem na rede Extra uma associação com economia, com comprar mais barato. Especialmente neste momento, entendemos que nosso papel é o de liderar esse movimento de melhorar a proposta de valor e gerar economia para o cliente. Falo que esta campanha oferece mais do que descontos em mil produtos, oferece desconto em mil necessidades. O hipermercado é um formato que atende democraticamente todos os perfis de clientes, por conta disso, apostamos nossas fichas na bandeira Extra.

Com essa ação, a rede pretende reter clientes ou buscar novos consumidores? Está bastante claro que o cliente busca economia e quer encontrar o melhor preço para suas compras do mês ou de reposição. Estamos focados em atender quem já está dentro da loja. Atualmente, o Extra atende trinta milhões de pessoas ao mês e, obviamente que, ao fazer campanhas desse porte, queremos causar também a experimentação de novos consumidores.

Continue lendo esta matéria aqui! Revista Varejo de Vizinhança ed. Maio

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