Drogarias Campeã profissionaliza gestão para crescer

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A gestão de uma empresa no modelo familiar tem diversos pontos positivos, como rápida tomada de decisão, equipe leal e gestão pelo exemplo. O que falta muitas vezes é o planejamento estratégico e a visão de longo prazo na tomada de decisões. É quando muitas organizações mesclam sua forma de direcionar as ações.

É o caso da Drogarias Campeã, rede com 70 lojas em São Paulo e 35 anos no mercado com atuação focada na venda de produtos mais acessíveis à população. A empresa conseguiu crescer nesse formato familiar até certo ponto. Em tempos de mudanças e competitividade constante, percebeu a necessidade de aprimorar e profissionalizar sua forma de atuar.

As decisões eram tomadas com visão a curto prazo, nenhum mapeamento de oportunidades era feito, também não havia análise de produtividade, controle e organização logística e qualificação de profissionais. A falta desses processos trouxeram alguns prejuízos, como perda de medicamentos por estarem vencidos, entre outros.

Em fevereiro de 2016, completou dois anos em que a rede passou a mesclar o conceito de empresa familiar, mantendo o que há de melhor, com profissionais de mercado fazendo a gestão e a estruturação. Uma união de esforços que tem resultado em crescimento sustentável.

“A empresa tomou outro rumo, abandonando a vulnerabilidade. Passamos a ter planejamento estratégico e indicadores, metas, engajamento e liderança ativa e capacitada com foco em expansão”, conta o diretor administrativo Robson Ferreira, que está à frente dos negócios.

Os resultados imediatos foram redução na perda de produtos vencidos, entrada no mercado de perfumaria, reestruturação e motivação da equipe, abertura de novas lojas e aumento no faturamento. “O marco da mudança foi pensar nas pessoas e nos processos. Aproveitamos o que os funcionários tinham de melhor e passamos a aplicar métodos de trabalho”, acrescenta.

A Drogarias Campeã prevê crescer 10% no faturamento em 2016. Do ano passado até agora mais de 20 lojas foram inauguradas. Segundo Ferreira, a meta é fechar 2018 com 100 lojas e ser uma referência no modelo de farmácia popular.

“A rede faz parte do crescente número de empresas familiares que buscaram profissionalização, motivadas por exemplos bem sucedidos de empreendedores. Já estamos colhendo os bons frutos dessa decisão”, finaliza.

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