Drogarias Campeã expande negócios com soluções de TI

0 632

Atualmente investir em tecnologia da informação é uma premissa para empresas que buscam eficiência operacional através da automação dos processos de gestão e do acesso ágil e facilitado às informações. Presente no mercado há 35 anos, a rede Drogarias Campeã conta com o apoio de soluções de TI para administrar suas 76 lojas e quase 1250 funcionários, que atendem mais de 700 mil pessoas todos os meses. A companhia, que tem investido ao longo dos anos em expandir sua atuação com o conceito de “remédio a preço popular”, consolidou uma parceria com as empresas de tecnologia Procfit e Platin, para a implementação de um sistema capaz de agilizar a compra, recebimento e distribuição de mercadorias para as lojas da rede.

O constante aprimoramento das soluções de gestão é essencial para organizações em crescimento e, no caso da Campeã, a implementação do WMS – Warehouse Management System – com o apoio da Procfit foi fundamental para solucionar problemas e aperfeiçoar os processos de estoque e distribuição. Existia um gargalo entre a separação, movimentação e controle de mercadorias, que gerava um atraso de até 7 dias na distribuição dos produtos para atender a demanda das lojas da rede. Em um projeto que durou 5 meses, a Procfit somou esforços para redefinir o layout do Centro de Distribuição, estabelecendo novos fluxos de mercadoria, equipamentos e pessoas; definir novas linhas de separação; revisar os processos e responsabilidades no centro de distribuição; e criar indicadores de produtividade e células de trabalho.

Rogério Cruz, VP de Serviços da Procfit, que esteve à frente do projeto comenta que a transparência entre as empresas foi essencial para que a parceria tivesse resultados concretos: “fomos além da implementação do sistema e por meio de nossa consultoria pudemos indicar a necessidade de uma revisão mais abrangente de todo o processo logístico da Campeã”. Tal atuação resultou em benefícios relevantes, e hoje a rede de drogarias conta com um nível de atendimento das demandas das lojas de 99,5% de precisão; não há mais atrasos da operação, com 100% do volume gerado sendo distribuido no mesmo dia; todas as células possuem metas mensais mensuradas pelo gerente de distribuição; e as diferenças de inventário não superam os 0,7%. Além disso, com foco no crescimento dos negócios, a revisão do layout e processos permitiu que a Campeã abrisse cinco novas lojas, contando ainda com espaço para expansão de mais 15 lojas no mesmo metro quadrado.

O alinhamento da atuação da Procfit e da Platin com a estratégia da Campeã foi uma diferencial na parceria, que não teve apenas resultados quantitativos mas também de performance na equipe. “Após a implementação do sistema, notamos que também era preciso capacitar os profissionais que seriam usuários da nova plataforma”, explica Robson Ferreira, Diretor Comercial e Administrativo das Drogarias Campeã. “Uma tecnologia de ponta deve ser acompanhada pelo aprimoramento e qualificação dos profissionais, para que pudéssemos garantir a eficiência e colocar a Campeã em um outro patamar de gerenciamento, controle e melhoria contínua dos processos”, pontua o executivo. A mudança do sistema em conjunto com o trabalho de consultoria trouxe resultados além do esperado, abordando fatores técnicos e humanos, gerando a integração entre soluções, melhorando a comunicação entre áreas e contribuindo na redução de ao menos 60% no índice de divergências.

Marcelo Guidugli, CEO da Procfit, destaca como fato relevante para o sucesso do projeto a integração do WMS da Procfit com o PDV da Platin. “Atuamos em conjunto com a Platin no fornecimento de soluções de gestão para o varejo farmacêutico. Como a Campeã já utilizava o sistema de automação comercial da Platin, foi fácil somar esforços e plugar os sistemas para gerar resultados rapidamente, sem impactar na operação das lojas, no atendimento dos clientes e nas vendas”.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.