Adriano Caetano, diretor da Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br), plataforma de criação de loja virtual grátis com mais de 60 mil empreendedores, afirma que o comércio eletrônico deve facilitar o cliente que prefere ficar em casa em dias de jogos da seleção brasileira.
Segundo o especialista, a mobilização de torcedores é uma oportunidade de fazer promoções especiais e oferecer produtos exclusivos. “Pesquisas mostram que o comércio é o terceiro segmento que mais irá lucrar com a Copa, atrás de hotelaria e alimentação. O e-commerce também deve abocanhar grande parte do movimento”, explica Caetano.
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico estima um crescimento de 30% nas vendas no período da Copa. Confira abaixo as dicas de Adriano Caetano para ampliar as vendas na reta final da Copa do Mundo:
1. Tematizar a loja virtual é uma forma de atrair o consumidor. Personalizar o layout com cores verde e amarelo, por exemplo, chama mais a atenção.
2. Mostre que você está no clima da Copa. Ofereça descontos se o Brasil ganhar a partida ou anotar um gol. Aproveite a festa para vender produtos que estão no estoque.
3. É importante investir em artigos personalizados, não apenas nas camisetas e bandeiras. Diversifique. Produtos para escritório e casa também são procurados.
4. Embora a Copa seja no Brasil, a competição tem seleções estrangeiras, que atraem o interesse do consumidor brasileiro. Ofereça itens dessas seleções.
5. Não abuse no lucro. Mostre ao consumidor que está pagando um preço justo para ele comprar mais.
6. Defina o seu público-alvo e a estratégia de comunicação. Blogs e as redes sociais são ferramentas de divulgação importantes.
7. Cuidado com a publicidade. A Fifa tem uma lista de palavras que são apenas de uso dela, como Copa do Mundo, Fifa e Copa.