Consumidor só enche o carrinho do supermercado uma vez no mês

0 712

Uma pesquisa realizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), com cerca de 1.300 pessoas, entre os dias 22 e 25 de abril, em diferentes supermercados das zonas norte e oeste do Rio, mostra que os consumidores concentram as compras num único dia.

De acordo com o levantamento, 84% dos entrevistados disseram que só vão ao mercado uma vez no mês. Segundo eles, a pandemia é o principal motivo. 10% dos entrevistados preferem fazer compras duas vezes ao mês. O restante dos entrevistados (6%) afirma ir semanalmente.

Para o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, a pesquisa retrata o momento que enfrentamos: “o consumidor que comprava aos poucos, ao longo do mês, mudou os hábitos e passou a concentrar tudo num único dia. Além da pandemia, muitos clientes buscam economia com essa medida.”

É interessante notar, ainda, que o perfil de quem vai ao mercado mudou. 60% dos entrevistados disseram que fazem compras sozinhos. 36% afirmam que vão com um acompanhante. Apenas 4% ainda mantém o hábito de levar mais de 3 pessoas.

“Sai a imagem da família inteira no mercado e entra a figura de um único cliente comprando para várias pessoas. É uma compra solitária, mas, importante num momento como esse”, completa Fábio Queiróz.

Apesar dos novos serviços oferecidos depois da pandemia, como compras online e delivery, 96% dos entrevistados preferem comprar presencialmente. Apenas 4% disseram que compram pelos canais digitais.

Quando perguntados sobre a confiança nos protocolos de segurança contra a covid-19 nos supermercados, 88% disseram que se sentem seguros nas lojas. “Todos nós somos clientes. Quando vamos ao supermercado, buscamos por uma experiência de compra segura. Isso cria uma relação de confiança com o público, que se sente seguro em voltar outras vezes, diz Queiróz.

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.