Conheça as 50 maiores franquias do Brasil

0 606

Pelo quarto ano consecutivo, a ABF – Associação Brasileira de Franchising divulga o Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por número de unidades em operação (veja abaixo a lista completa). A edição 2020 do estudo revela avanços e mais maturidade das redes.

De acordo com o estudo, o volume de unidades das Top 50 aumentou 9% no último ano, dois pontos percentuais a mais do que em 2018, quando foi de 7%. O número mínimo para figurar entre as Top 50 do franchising brasileiro subiu 7%, de 301 para 321 operações. Também aumentou o número médio de unidades por marca, que passou de 861 em 2018 para 897 no ano passado. Dentre as maiores de 2019, o número de redes com mais de mil unidades se manteve em 17, como em 2018, ante 14 no ano anterior. Das marcas participantes, 45 são de origem brasileira. Entre os segmentos, o levantamento evidenciou, ainda, que o segmento de Serviços e Outros Negócios ampliou duas vezes sua participação na lista, o mesmo número das redes de Moda.
Realizada exclusivamente com marcas associadas, a pesquisa é feita a partir do banco de dados da entidade com informações registradas pelas próprias redes. O sistema audita eletronicamente as informações quanto à sua veracidade e autenticidade através de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados no próprio sistema.

Para André Friedheim, presidente da ABF, “esse levantamento confirma mais uma vez que o franchising brasileiro avança de forma contínua, segura, com redes cada vez mais maduras e com boas práticas de gestão. É uma grande satisfação acompanhar o desenvolvimento deste grupo das 50 Maiores que, certamente, é uma referência importante para todo o setor”.

Segundo o levantamento, entre as Top 10 do franchising brasileiro, quatro operam no segmento de Alimentação, duas são de Saúde, Beleza e Bem-Estar e outras duas de Serviços Automotivos, e há uma representante em Comunicação, Informática e Eletrônicos, Serviços Educacionais e Hotelaria e Turismo.

O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar) se mantém na liderança, com um crescimento de 2% em unidades na comparação com 2018, que subiu de 3.724 para 3.806. No 2º lugar, o McDonald’s (Alimentação) reassumiu a posição. Com alta no volume de unidades abertas em 2019 frente ao ano anterior, a rede de fast food ampliou de 2.289 para 2.459 suas operações. O mais representativo individualmente dos segmentos do franchising nacional, Alimentação conta com quatro franquias entre as Top 10. Em 3º lugar está a rede AM/PM, com um total de 2.377 unidades, a 4ª posição foi mantida pela Cacau Show, com 2.322 operações, e na 5ª colocação também se manteve a Subway, com 1.864 unidades.

Ingressando na lista das dez maiores franquias no Brasil, a Acqio (Comunicação, Informática e Eletrônicos) avançou do 15º para o 6º lugar, saltando de 1.114 para 1.703 unidades. A alta demanda por soluções de meios de pagamento eletrônicos, aliada à praticidade e segurança no uso das “maquininhas” por lojistas e consumidores, além do menor investimento inicial para abrir a franquia, foram algumas das principais razões para essa expansão.

O 7º lugar ficou com a marca Lubrax+ (Serviços Automotivos), que voltou a figurar na lista das 50 Maiores e totalizou 1.643 unidades. A rede Kumon (Serviços Educacionais) vem a seguir, na 8ª posição, com 1.563 operações. Outra representante do segmento de Serviços Automotivos, a Jet Oil ficou em 9º lugar, com 1.491 unidades e, fechando as Top 10, a rede CVC (Hotelaria e Turismo), com 1.414 pontos de venda.

Na lista como um todo, as marcas que mais alçaram posições foram Help! Loja de Crédito (do 40º para o 24º lugar), Piticas Moda Criativa (de 46º para 33º), Acqio (de 15º para 6º), Burger King Brasil (de 19º para 14º) e Óticas Carol (de 13º para 11º).
As marcas estreantes no rol das 50 maiores neste ano são: Odontocompany (25º), Espaçolaser (30º), Oggi Sorvetes (37º), San Martin (42º), KNN Idiomas (45º), Nutrimais (47º), Ceopag (48º), Ceofood (49º lugar) e Supera – Ginástica para o Cérebro (50º). A data de referência para compor o retrato das informações foi 31 de dezembro de 2019.

Unidades, Novos formatos e Distribuição Geográfica

Embora tenha apresentado uma queda, o segmento de Alimentação continua a concentrar a maior parte das unidades, seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar e Serviços Educacionais.

A exemplo do movimento observado em outras pesquisas da ABF, o estudo do Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil confirma a continuidade dos investimentos em novos modelos de negócios. De acordo com o Estudo, nos dois últimos anos, enquanto o percentual de lojas tradicionais diminuiu de 88% para 85%, outros formatos – como quiosques, unidades móveis e operações home based – passaram de 12% para 15%.

O estudo indica que em termos de localização das sedes das marcas por Estado e de unidades por Estado, o quadro manteve-se semelhante às edições passadas do Perfil das 50 Maiores Franquias do Brasil por unidades:

 

Confira a lista das 50 Maiores Franquias por Unidades no Brasil em 2019*

PosiçãoMarcaSegmentoUnidades
2019201820192018
O BOTICÁRIOSaúde, Beleza e Bem-Estar38063724
MCDONALD´SAlimentação24592289
AM/PMAlimentação23772493
CACAU SHOWAlimentação23222232
SUBWAYAlimentação18642094
15ºACQIOComunicação, Informática e Eletrônicos17031113
LUBRAX+Serviços Automotivos1643NF**
KUMONServiços educacionais15631488
JET OILServiços automotivos14911772
10ºCVC BRASILHotelaria e Turismo14141279
11º13ºÓTICAS CAROLSaúde, Beleza e Bem-Estar13351143
12º12ºSEGURALTA – BOLSA DE SEGUROSServiços e outros negócios13251146
13ºWIZARD BY PEARSONServiços educacionais12601250
14º19ºBURGER KING BRASILAlimentação1209980
15º10ºBR MANIAAlimentação11811231
16º14ºÓTICAS DINIZSaúde, Beleza e Bem-Estar11541116
17º16ºBOB´SAlimentação10471043
18º17ºCORREIOSServiços e outros negócios9941002
19º18ºFARMÁCIAS FTB A FARMÁCIA DO TRABALHADOR DO BRASILSaúde, Beleza e Bem-Estar992993
20º11ºDIA%Alimentação8651184
21º21ºCHILLI BEANSModa830785
22º20ºFISK CENTRO DE ENSINOServiços educacionais768809
23º22ºCCAAServiços educacionais728728
24º40ºHELP! LOJA DE CRÉDITOServiços e outros negócios700365
25ºODONTOCOMPANYSaúde, Beleza e Bem-Estar634210
26º24ºCNAServiços educacionais612579
27º23ºHERING STOREModa577589
28º26ºCLUBE TURISMOHotelaria e Turismo523484
29º25ºLOCALIZA HERTZServiços automotivos522522
30ºESPAÇOLASERSaúde, Beleza e Bem-Estar519279
31º27ºCHIQUINHO SORVETESAlimentação509451
32º30ºHAVAIANASModa452440
33º46ºPITICAS MODA CRIATIVAModa451311
34º28º5ÀSECLimpeza e Conservação442448
35º33ºAREZZOModa440418
36º29ºHINODESaúde, Beleza e Bem-Estar434445
37ºOGGI SORVETESAlimentação413109
38º34ºCARMEN STEFFENSModa409417
35ºPREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTESServiços educacionais409411
39º36ºMICROLINSServiços educacionais401384
40º41ºKOPENHAGENAlimentação388358
37ºCHOCOLATES BRASIL CACAUAlimentação388380
41º38ºMUNDO VERDEAlimentação377377
42ºSAN MARTINServiços e outros negócios374167
43º39ºGIRAFFASAlimentação373369
44º43ºCASA DE BOLOSAlimentação370340
45ºKNN IDIOMASServiços educacionais365256
46º44ºJAN-PROLimpeza e Conservação354318
47ºNUTRIMAISServiços e outros negócios351101
48º42ºSPOLETOAlimentação349351
CEOPAGServiços e outros negócios349NF**
49ºCEOFOODServiços e outros negócios327NF**
50ºSUPERA – GINÁSTICA PARA O CÉREBROServiços educacionais321266

*A lista deste ano é composta por 53 marcas em virtude do empate em três posições

 

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.