A manhã do dia 24 de março começou agitada no Sofitel Jequitimar, localizado no Guarujá/SP. Cerca de 350 líderes empresariais de diversos setores – tais como varejo, indústria e prestadores de serviços – reservaram o último sábado para uma grande imersão em debates relacionados aos desafios diários dos negócios no varejo e no consumo brasileiro.
Promovido pelo LIDE – Grupo de líderes empresariais, o 5º Fórum Nacional do Varejo contou com quatro painéis mediados por Marcos Gouvêa de Souza, presidente da GS&MD e do LIDE Comércio, que dividiu o palco com Marcelo Maia, Secretário do Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Charles Desmartis, presidente do Carrefour; Roberto Mussnich, CEO do Atacadão; Arthur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário; Flávio Rocha, presidente da Riachuello; Walter Faria, CEO do Grupo Martins; entre outros.
O Portal Newtrade esteve no evento e destaca a seguir cinco temas abordados nos quatro painéis. Confira:
1 – Relevância do varejo
Fragmentado em diversos formatos, alguns segmentos do setor varejista no Brasil sofrem com o atual cenário econômico. Entre eles, lojas de eletrodomésticos, vestuário e até o varejo alimentar tentam driblar as condições adversas do consumo.
Marcelo Maia, Secretário do Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, destacou a grande importância de o setor receber atenção e investimento dos empresários neste momento. Segundo ele, o varejo corresponde a quase 10% do PIB e gerou mais de 25% dos empregos criados em 2016.
“São mais de 8 milhões de pessoas servindo o varejo. É o primeiro emprego formal de milhões de pessoas e isso nos gera a responsabilidade de continuar apoiando a atuação das redes e das lojas independentes“, disse Maia.
2 – Oportunidades nos shopping centers
Vander Giordano, vice-presidente da Multiplan, defendeu a proposta de gerar boas oportunidades ao comércio de pequeno porte. Otimista, o executivo acredita no desenvolvimento dos shopping centers no Brasil e na retomada do crescimento econômico.
“Será necessário criar uma política que dê suporte ao pequeno varejo. O Brasil não vai pra frente se não houver reformas desenvolvidas pelo Governo Federal“, salientou. Hoje, a Multipan possui 18 dos 520 shoppings brasileiros.
Comparado a outros países, como os Estados Unidos com 109 mil shopping centers, o executivo finalizou sua participação dizendo que o Brasil ainda engatinha nesse segmento.
3 – Atacado de autosserviço ganha destaque
Acompanhar a mudança de comando do Atacadão e liderar 40 mil pessoas rendeu a Roberto Mussnich um know-how sobre o modelo de atacado de autosserviço de dar inveja. O CEO da bandeira que pertence ao Grupo Carrefour revelou que, hoje, o Atacadão corresponde a 80% dos negócios da companhia francesa no Brasil.
Para conquistar o título de único atacado de autosserviço presente em todos os estados brasileiros, o Atacadão teve que se render à tecnologia como grande aliada no controle de processos e também ao treinamento de seus funcionários.
“ Ativos, mão de obra e sortimento têm sido nossos pilares nos últimos anos. “Temos que mostrar realmente a beleza do nosso trabalho não somente para dentro da nossa empresa, mas também sobre o que representamos. O varejo é forte, é uma mola propulsora e, realmente, tenho convicção de que nos vamos decolar”, completou.
4 – Diversidade é a melhor saída
Com sotaque francês, Charles Desmartis
“Se faz cada vez mais necessário gerenciar informações para acompanhar vendas, atendimento e comunicação ao cliente”, salientou.
A pouco mais de um ano o grupo varejista voltou a operar no e-commerce brasileiro, sua segunda maior operação no mundo. “Ganhamos 20% de participação nos negócios com multiformato. Isso tem nos ajudado a converter clientes novos”, explicou.
5 – Otimismo na cadeia de abastecimento
CEO do Grupo Martins, uma das maiores empresas do setor atacadista distribuidor, Walter Faria disse que a empresa está tendo o melhor mês de março em vendas dos últimos tempos.
“Com o resgate do FGTS inativo, o brasileiro está investindo em bens de consumo. Observamos uma grande demanda por aparelhos celulares“, avaliou.
Nesse momento atual, a missão do Grupo Martins tem sido ajudar o pequeno varejo a sobreviver, oferecendo a ele alternativas rentáveis e pacotes de soluções.
“A gente tem que encontrar caminhos e parcerias. Essa provocação gerada pela dificuldade econômica é muito positiva. Vamos ter que priorizar aquilo que a curto prazo vai agregar valor, mas também as principais inciativas que vão nos ajudar no futuro“, finalizou o executivo.
A jornalista participou do evento a convite do LIDE