Cencosud, Subway e Habib´s não evoluem em ranking global de bem-estar animal

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A nona edição do Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW), líder na avaliação dos padrões de bem-estar animal adotados pela indústria global de alimentos e restaurantes, mostra que algumas empresas ainda são muito resistentes em melhorar os padrões de bem-estar animal. Entre restaurantes de fast-food Subway, Starbucks e Habib ́ s amargaram as piores posições do ranking. Mesma posição do grupo de supermercados Cencosud, que no Brasil detém marcas como GBarbosa, Bretas, Perini e Prezunic. A boa notícia fica para os produtores brasileiros, em especial para a Marfrig – maior fabricante global de hambúrgueres e segunda maior produtora de carnes do mundo, que subiu dois degraus no ranking e hoje é a empresa nacional mais bem avaliada.

“Ao subir do nível 4 para o nível 2, a Marfrig demonstra fazer do bem-estar animal parte integrante da sua estratégia de negócios. Agora é importante dizer que as ações precisam ter uma evolução para que a empresa se mantenha neste nível ou, até mesmo, alcance uma posição de liderança em bem-estar animal”, explica o gerente de Agropecuária Sustentável da Proteção Animal Mundial, José Rodolfo Ciocca, lembrando que em setembro de 2020, a Marfrig se comprometeu a adotar práticas de manejo para melhorar a qualidade de vida animal. “O compromisso se apoia em metas claras, com acompanhamento de indicadores específicos e controle de resultados, além de envolver sua cadeia de fornecedores. Tudo isso ajudou a Marfrig a elevar sua avaliação no ranking global”, avalia Ciocca.

O mesmo não se pode dizer de alguns restaurantes e supermercados que atuam no Brasil e pouco fazem para avançar na avaliação. Habib ́s e Starbucks, respectivamente nos níveis 6 e 5 do ranking, mantiveram a posição do ano passado, mas a surpresa ficou com o Subway que caiu do nível 4, em 2019, para o nível 5 na avaliação atual. Já no setor de supermercados, o grupo Cencosud é a única empresa de varejo que atua no Brasil que não consegue evoluir no ranking. O grupo está estagnado no nível 6 desde a sua primeira avaliação em 2018, bem distante de concorrentes como Carrefour e Grupo Pão de Açúcar que figuram no nível 3 do BBFAW. “A baixa pontuação dessas empresas mostra que elas apresentam poucos indícios de que estão gerindo a questão de maneira eficaz, e portanto demonstram pouco interesse no bem-estar animal”, lamenta Ciocca.

BBFAW 2020

Realizado com o apoio da Proteção Animal Mundial e da Compassion in World Farming desde 2012, o BBFAW 2020 classifica 150 empresas globais de alimentos em padrões de bem-estar de animais de produção em seis níveis. O nível 1 está no topo, demonstrando liderança em bem-estar dos animais de produção, e o nível 6 está na base, indicando empresas que ainda não reconheceram o bem-estar animal dentro do seu modelo de negócios.

“A proposta do BBFAW é justamente fazer uma comparação e evolução ano a ano das empresas para então gerar um impacto positivo na vida de bilhões de animais”, diz Ciocca. “A crueldade contra os animais está se tornando cada vez mais importante para os consumidores e também investidores. Sendo assim, essa ferramenta reúne todos os compromissos e índices de desempenho em um só lugar, fornecendo um scorecard claro e transparente disponível para todos”, completa.

 

 

 

 

 

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