Cade revisa aprovação de venda da Leader

0 78

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deverá voltar a analisar o ato de concentração envolvendo a venda da rede de varejo popular Leader, anunciada em abril por preço simbólico, ao empresário Fabio Carvalho, dono da Casa & Vídeo. O êxito da transação selaria a saída do BTG Pactual do negócio, que não decolou após a aquisição feita pelo banco, em 2013, e que ainda é tema de diversas disputas jurídicas.

Conforme despacho do Cade, publicado na última sexta-feira, a conselheira Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt afirma que, após análise de documentação, entendeu ser “pertinente a realização de instrução complementar”. O Cade havia aprovado, no mês passado, a operação, sem restrições. A expectativa era de que Carvalho assumisse a empresa oficialmente ainda nesta semana.

Na prática, no entanto, o empresário já vem fazendo mudanças significativas na gestão da companhia, tendo contratado a consultoria americana Alvarez & Marsal – especializada em reestruturação de negócios em dificuldades – para tocar o dia a dia do negócio. Antes de comprar a Casa & Vídeo e iniciar a carreira de empresário, Carvalho trabalhou na consultoria.

Como a Leader está em sérias dificuldades financeiras, a expectativa é que haja um movimento forte de fechamento de unidades. O mercado também trabalha com a possibilidade de a família Seller reassumir as unidades que levam o seu nome, que estão localizadas em São Paulo, para que Carvalho e a Alvarez & Marsal se debrucem sobre as unidades da bandeira Leader, que estão, em sua maioria, em solo fluminense.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.