A fabricante brasileira de alimentos BRF está avaliando planos de ampliar sua expansão internacional, focando nas regiões do sul e sudeste da Ásia, em um movimento que pode incluir parcerias com grupos locais ou mesmo aquisições, disse o diretor financeiro da empresa, Augusto Ribeiro, nesta sexta-feira, a Reuters.
“A empresa está com uma situação de caixa fantástica … Fusões e aquisições e parcerias são chave para nós”, disse o executivo a jornalistas. Ele citou como países-alvo a Índia, Malásia e Indonésia. Na China, o grupo segue negociando formação de joint venture, mas o executivo não deu detalhes.
“Este foi um ano difícil para o varejo brasileiro, mas o pequeno varejo é o canal que mais cresce”, disse.
Já para os mercados internacionais, a perspectiva da companhia é de um crescimento modesto.
“No mercado internacional ainda não vai ser um ano robusto de crescimento de volume. A nossa estratégia é ter um crescimento seletivo, adequando a oferta à demanda”, disse o executivo.
Segundo ele, a BRF mantém seus planos de expansão internacional por meio de parcerias ou de operações de fusão e aquisição.
“E foco para o crescimento inorgânico da companhia no mercado internacional é a Ásia”, afirmou.