Black Friday para restaurantes: inovação que gera fidelidade

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Por Rodrigo Andrade, diretor do segmento de Food da Linx

O próximo mês colocará todos os holofotes na Black Friday, evento que mais movimenta o varejo durante o ano. A data pode até receber mais atenção de alguns mercados específicos, como o de eletrônicos, mas, com o passar dos anos, outras frentes varejistas começaram a aproveitar a data. Para os restaurantes, por exemplo, é a chance de usar artifícios que atraiam e retenham novos clientes, não só durante a famosa sexta-feira, mas durante todo o mês. Na prática, equilibrar os pratinhos para preparar bem o negócio e, ao mesmo tempo, manter a experiência de compra satisfatória e inovadora pensando no pico de vendas típico do período, é um desafio que precisa estar no radar no varejista. Seguindo alguns passos é possível aproveitar as melhores oportunidades que a Black Friday tem a oferecer.

Primeiramente, é necessário repensar a ideia de que a Black Friday se resume a promoções sem critério. O consumidor está cada dia mais atento e seguir a linha de vender com preços na “metade do dobro” apenas criará uma reputação ruim para o restaurante. Selecionar pratos com alta saída ou margem maior de venda pode ser a melhor estratégia para criar promoções direcionadas, chamando atenção para os já “queridinhos da casa”. A gestão de estoque também precisa estar em ótimo estado, com a antecipação de conversas e prazos com fornecedores 100% alinhados. Afinal, correr o risco de desenvolver uma campanha e não ter produtos para entregar seria uma dor de cabeça e tanto.

A digitalização também atingiu com força o setor alimentício, incluindo os restaurantes. A criação de páginas em redes sociais, aplicativos próprios ou presença em marketplaces de delivery se tornam mais comuns a cada dia, ainda mais com o cenário de pandemia, que acelerou visivelmente esse processo. Segundo a Ebit | Nielsen, o salto em vendas virtuais para o segmento de alimentos foi de 22% no ano passado, em comparação com 2019. Também houve um aumento de 30% no número de pedidos. Restaurantes que ainda não contam com a digitalização estão perdendo a oportunidade de alcançar novos públicos.

Segundo dados do iFood, foram 79% de pedidos a mais durante a última Black Friday, em comparação com 2019, totalizando 2,5 milhões de pedidos apenas na sexta-feira da Black Friday. Desse número, 38% vieram de estabelecimentos de pequeno e médio porte, reforçando a necessidade de expandir a exposição em marketplaces. Uma alternativa a mais é investir em aplicativos próprios do restaurante, que aproximam a marca em si do consumidor de forma individual – vale até mesmo criar condições e descontos exclusivos para que compra dentro desses apps, com foco em maior alcance. E o delivery não é importante apenas por esses motivos, mas é uma forma de construir e fortalecer relacionamento com o cliente. Para quem tem app próprio de delivery, as ações possíveis são incontáveis: incluir flyers informativos sobre as ações que acontecerão na data; chamar a atenção para programas de fidelidade; oferecer condições especiais para clientes frequentes; montar combos promocionais especiais; enviar brindes ou vouchers para próximas compras; desenvolver embalagens especiais durante a Black Friday entre outras estratégias.

Aliada à digitalização, está a maneira de se comunicar entre restaurante e consumidor. Trabalhar em anúncios offline (como flyers citados anteriormente), outdoors e cartazes ainda podem ser eficientes, desde que o on-line não fique de fora. Criar uma identidade visual para as promoções do restaurante durante o mês de Black Friday fará com que o cliente memorize as ações, aumentando as chances de procura. Divulgações em sites, redes sociais e e-mail marketing também são importantes para alcançar públicos distintos. A comunicação é fundamental nos processos de atendimento de um restaurante e não devem ser deixados de lado. Precisam ser uniformes, personalizados e humanos – mesmo que seja um robô respondendo do outro lado “do balcão”. Esses atos, por menores que possam parecer, conquistam a clientela e aumentam as chances de uma boa avaliação.

Naturalmente, a Black Friday gera expectativas e boas estratégias tornam a população mais propensa a consumir. Aproveitar a data garantirá novas oportunidades de crescimento para o restaurante, tanto para as vendas físicas – que tendem a se aquecer com o avanço da vacinação – quanto para as vendas digitais com delivery. O segredo está em se organizar e direcionar esforços para aquilo que realmente renderá retorno, mantendo em mente que o cliente precisa estar no centro de todo o processo de inovação. Será uma forma de ter um ótimo termômetro para as ações do fim do ano, além de fortalecer de vez a marca e garantir clientes dispostos a se tornarem verdadeiros fãs do restaurante.

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