Barbosa Supermercados reduz 40% o uso de papel com investimento em CRM

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A conduta do brasileiro durante o período de pandemia acelerou a transformação digital no varejo físico. O novo normal ficou para trás e agora o consumidor procura por formatos de compra que possam unir os ambientes online e offline. Isso significa novos desafios para os varejistas e o principal é atrair os clientes que durante o isolamento social se acostumaram a comprar pela internet.

A rede Barbosa Supermercados apostou em estratégias focadas na gestão de relacionamento com o cliente baseadas em ESG – sigla em inglês para “environmental, social and governance” – também conhecido como tripé da sustentabilidade (social, ambiental e econômica). Uma das principais foi a digitalização no PDV. “O investimento de mais de 300 mil reais em painel de LED resultou na redução de banners e em lojas mais limpas”, afirma Andrey Matos, gerente de marketing. “Além da preocupação com o meio ambiente, o painel de LED oferece agilidade na hora de divulgar mensagens, sorteios e campanhas institucionais”.

A rede conta com 14 lojas que já utilizam o painel e o reflexo é imediato. “A publicidade digital no PDV dá uma enorme visibilidade aos produtos e o brilho das imagens assegura maior conexão com o público”, aponta Andrey. Assim como as chamadas ‘lojas conceitos’ em bares e restaurantes, a digitalização das lojas físicas para o varejo aparece como prioridade na busca pelo crescimento no mercado e na utilização de melhores tecnologias.

A rede Barbosa Supermercados, que possui mais de 30 lojas na capital, Grande São Paulo e interior, investiu no segmento digital ainda em 2016, muito antes de virar uma necessidade. “Nós tivemos uma redução de 40% do uso de papel na confecção de panfletos entre 2019 e 2021 apenas com o investimento do CRM, como a criação da rede de WhatsApp e as ofertas pelo aplicativo”, ressalta Andrey. “A nossa visão futurista garantiu às lojas um salto maior à frente do comércio durante a  pandemia, focando nos investimentos que oferecem retorno positivo ao consumidor, à sociedade e para a própria empresa”, finaliza.

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