Amazon está bloqueando contas de clientes por excesso de devolução de produtos

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A Amazon está impedindo alguns clientes de fazer compras no site devido a uma atitude que a empresa reprova: eles estão devolvendo muitos produtos adquiridos. O Wall Street Journal publicou nesta terça-feira (22) reclamações de clientes que foram barrados pela gigante do comércio eletrônico nos EUA. A empresa de Jeff Besos, aparentemente não alertou os clientes de que eles haviam retornado muitos itens antes da proibição. O jornal conversou com duas pessoas e citou dezenas de outras que disseram ter sido barradas pela Amazon.

A questão que é que essa questão pode criar problemas para os varejistas. Quando você devolve um produto você precisa justificar o motivo e há algumas políticas de recompensas como vale-presentes, bônus para uma próxima compra e etc. O que acontece é que algumas pessoas fazem a compra de um produto, usam por pouco tempo e devolvem para pegar outro produto de graça utilizando essas políticas.

Algumas pessoas que foram impedidas de participar da Amazon admitiram violar as políticas para receber recompensas. “Queremos que todos possam usar a Amazon, mas há raras ocasiões em que alguém abusa de nossos serviços por um período prolongado”, disse um porta-voz da Amazon ao site. “Nós nunca tomamos essas decisões, mas com mais de 300 milhões de clientes em todo o mundo, tomamos medidas quando apropriado para proteger a experiência de todos os nossos clientes.”

A Amazon não está sozinha nisso. A Best Buy, a Home Depot, a Victoria’s Secret e outras varejistas americanas estão observando a frequência com que os compradores retornam as compras e, em alguns casos, punem as pessoas que são suspeitas de abusar de suas políticas de devolução.

Segundo o site, esse tipo de fraude, como é classificado o tipo de atitude, custa aos varejistas até US$ 17 bilhões por ano nos EUA.

A Amazon não está sozinha nisso. A Best Buy, a Home Depot, a Victoria’s Secret e vários outros varejistas estão rastreando discretamente a frequência com que os compradores retornam as compras e, em alguns casos, punem as pessoas que são suspeitas de abusar de suas políticas de devolução.

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