Amazon 4 Star: a loja construída em torno do que os clientes gostam e amam

0 866

Por Fernando Ranschburg, diretor de Novos Negócios da RDS – Sell Out Expert, cobertura especial do NRF Big Show 2019, para o Portal Newtrade

Com o encerramento da NRF 2019, ainda tento assimilar todo aprendizado e experiências trocadas no evento voltado ao varejo mais importante do mundo. É impossível sair de lá da mesma forma que chegamos. Após a maratona, tenho feito visitas técnicas em algumas lojas de renome presentes aqui em Nova York. Fui conferir a Amazon 4 Star, loja constituída a partir da coleta de dados das vendas online realizadas na região da loja e em torno do que os clientes da gigante do comércio eletrônico compram e amam.  

A ideia é usar o estoque de dados da Amazon sobre os hábitos de compra, visando descobrir o que é bem avaliado e vendido com rapidez e adaptar essa seleção durante todo ano. Aberta em setembro passado, a unidade está localizada em um dos bairros mais vibrantes da cidade, o Soho. Foi projetada com uma proposta totalmente diferente, sendo um lugar para encontrar variedade eclética de mercadorias, classificadas com quatro estrelas pelos clientes. Para estar lá, o produto precisa ser ou o mais vendido, novo ou ser tendência na Amazon.com.

A compilação de dados tem levado o setor de varejo a criar novas estratégias, buscando melhor atender seus consumidores e vender mais. As tecnologias para esse fim não param de surgir e o sucesso é absoluto. No Brasil já temos marcas varejistas que utilizam soluções como câmera de detecção facial no ponto de venda ou soluções de inteligência artificial, entre outros recursos, entregando aos gestores de marketing dados importantes sobre os gostos e comportamento dos consumidores.

Esse é um caminho bem pensado para integrar de forma totalmente sútil varejo físico e online. Não temos para onde correr, este é o futuro do varejo.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.