Subway está em decadência

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A Subway está presente em 110 países, destronou o McDonald’s e reina na área de restaurantes fast-food há anos. Mas, desde o ano passado, a companhia está em queda livre. Segundo Drew Harwell, do Washington Post, as vendas da rede nos EUA caíram 3%, cerca de U$ 400 milhões, no ano passado – mais do que qualquer uma das 25 principais redes de fast-food.

Sua popularidade também caiu. Pela primeira vez, em sete anos, a Subway caiu duas posições e ficou em terceiro lugar no ranking de melhores redes de fast-food, segundo o Business Insider. No Washingtin Post, Harwell afirma que os problemas da rede são resultados de dois erros fundamentais: esquecer da concorrência e focar apenas no crescimento de restaurantes.

Alguns anos atrás, a Subway reinventou a ideia do fast-food, com um variedade de vegetais e opções com baixas quantidades de calorias. E parou por aí. Outros competidores, melhores, entraram na corrida.

A Chipotle passou a oferecer opções preparadas na hora, no restaurante, com carnes e alimentos que não foram processados com antibióticos e aditivos. As redes Firehouse Subs e Potbelly investiram em ingredientes refinados e acompanhamentos como batatinhas e saladas gourmet. Aqui no Brasil, os concorrentes similares ainda não alcançaram o mesmo nível de popularidade e o tamanho da rede formada aqui ainda é algo difícil de alcançar. Mas, considerando o ritmo da queda da empresa no mundo e a crescente insatisfação com os serviços por aqui também, a crise não deve demorar para se aprofundar no país.

Os gostos dos consumidores evoluíram e a comida da Subway permaneceu praticamente a mesma, afirma o Business Insider, tomando como referência o mercado americano, que não é muito diferente do brasileiro. A rede abriu mais restaurantes sem mudar o menu. Hoje, a empresa tem 42 mil locações no mundo inteiro, o que a faz maior que o McDonald’s. Mas, segundo o Washington Post, a expansão está “saindo pela culatra”.

“Mais pessoas têm dinheiro para gastar, e elas estão escolhendo gastar um pouco mais com melhores conceitos onde elas conseguem melhores produtos”, afirmou Darren Tristano, vice-presidente executivo da consultoria Technomic, entrevistado pelo Washington Post. “A estratégia da Subway tem sido apenas abrir mais lojas e, no fim das contas, essas lojas estão apenas se canibalizando”, afirma.

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