Por Olegário Araújo*
Todos sabemos que há “muitos Brasis”. Não é possível falar de único país porque convivemos com diferentes culturas, regionalidades e hábitos de consumo. Junta-se a essa diversidade a dimensão continental de nosso país. Um estudo realizado regularmente pela GFK também aponta essa diversidade relativo aos diferentes perfis de empresários e líderes no mercado de vizinhança. São esses diferentes perfis que construirão o futuro desse canal.
O mercado de vizinhança predominantemente familiar, na sua maioria, tem até dez funcionários e não possui filiais. Mas como eu disse anteriormente, ele é diferente. Nesse estudo que é realizado há mais de dez anos pela GFK – empresa de tecnologia para (soluções de) inteligência, os empresários e líderes foram agrupados em quatro perfis*. Vamos conhecê-los?
Zé – Mangas arregaçadas
O grupo “Zé mangas arregaçadas” representa 40% dos proprietários no mercado de vizinhança. É o maior grupo e 67% são proprietários. Esse perfil é encontrado predominante no Nordeste e 30% fazem compras online para abastecer a loja por comodidade e facilidade, seguido por preço acessível.
Principais características
- Idade média de 46 anos, mais velhos;
- Os mais experientes;
- A maioria é dona do próprio negócio;
- Mais populares no Nordeste;
- Menos checkouts e funcionários.
Ana – A guerreira
O grupo “Ana a guerreira” é o segundo maior grupo, representa 30% dos empresários. Cabe destacar o fato de ser o segundo perfil com mais experiência e 53% dessas líderes são proprietárias. Segundo o estudo, esse é o grupo que menos utiliza o canal online para abastecer a loja, preferindo comprar pessoalmente. É o terceiro grupo que mais faz compras online para abastecer a loja.
Principais características
▪ Dois em cada cinco possuem ensino superior;
▪ O segundo perfil com mais experiência;
▪ Mais populares no Sul do país;
▪ 60% das empresas possuem mais de três checkouts.
João – Além do balcão
De cada cem empresários do mercado de vizinhança, 18 foram classificados no grupo “João além do balcão”. Cabe destacar que, de acordo com o estudo, é o grupo com o segundo maior faturamento. Nesse grupo, constata-se que apenas 38 de cada cem são proprietários, sinalizando uma mudança importante no mercado de vizinhança. É o segundo grupo que mais faz compras online para abastecer a loja e a principal razão é que a empresa tem parceria ou faz parte de uma rede de negócio.
Principais características
▪ Alto faturamento;
▪ Dois em cada cinco já compram pela internet;
▪ Mais presentes no Sudeste;
▪ Segundo maior faturamento.
Tom – O gestor
Por fim, o grupo “Tom o gestor” representa 11% do total de proprietários do mercado de vizinhança. É o menor grupo quantitativamente falando, mas quatro em cada dez empresários possui filial e é o grupo de maior faturamento, que também registra a menor presença de empresários. De cada cem, apenas 24 são proprietários. É o grupo que mais realiza compras online para abastecer a loja.
Principais características
▪ Maior faturamento;
▪ Apenas ¼ é o proprietário do negócio;
▪ Maior quantidade de funcionários;
▪ 41% possuem filial.
Embora haja diferenças significativas quanto ao perfil de liderança, região do país e tamanho da loja, as tendências globais estão presentes para esses profissionais e passa por produtos orgânicos, pagamento por aproximação, QR Code ou por aplicativo; na comunicação com os clientes utilizam o WhatsApp/Telegram, aplicativo da loja, envia e-mails com ofertas, tem plataforma de e-commerce e utiliza o SMS para enviar ofertas.
O mercado de vizinhança também está em transformação e, claro, também foi acelerado para a pandemia. Esse estudo da GFK aponta claramente uma mudança no perfil de empresários e líderes quando já se é possível identificar os dois grupos de maior faturamento que são o “João – além do balcão” e o “Tom – gestor”.
Para você, empresário e líder do canal, aqui está um benchmark para avaliar o seu negócio. Para os executivos da indústria e distribuidores, uma oportunidade de entender para atender melhor seus clientes que atuam no mercado de vizinhança.
Que as informações orientem nossas decisões de negócio.