80% dos pequenos negócios do país não pretendem abrir vagas temporárias para o Natal

0 435

Quatro em cada cinco empresários de pequenos negócios não pretendem contratar funcionários temporários para o final do ano. A pesquisa Expectativas de Vendas e de Contratações para o Natal 2018, feita pelo Sebrae Minas, ouviu mais de 5,8 mil empreendedores e apontou que apenas 18,5 dos entrevistados pretendem reforçar o quadro de funcionários, com a contratação de temporários para o período que antecede os festejos natalinos.

Segundo o estudo, 80% empresários de pequenos negócios no país não pretendem fazer nenhuma contratação temporária. 9% tem intenção de contratar de 2 a 3 funcionários, 7% irão abrir apenas uma vaga, e 1,5% disseram que irão contratar de 4 a 6 funcionários.

O setor de serviços foi o que teve o maior percentual de entrevistados que não irão contratar, 82%, seguido pela indústria, 80%, e o comércio, 79%.

A cautela de boa parte dos empresários em relação às vendas pode ter sido um dos motivos de não abrir vagas temporárias no final do ano. De acordo com o levantamento, 38% dos entrevistados disseram que as vendas de Natal de 2018 serão iguais as vendas de 2017. Já 30% acreditam que o período será melhor se comparado ao ano passado.

Falta de qualificação

Para os empresários que disseram que pretendem contratar no final de ano, mais da metade (52%) afirmaram a falta de qualificação um problema para o preenchimento das vagas temporárias. A maior dificuldade de contratação foi percebida no setor da indústria (55%), seguida pelo serviço (53%) e comércio (50%). Em Minas Gerais, 55% dos entrevistados declararam terem tido dificuldades em encontrar mão de obra qualificada.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.