7 Dicas de Marketing Digital para aumentar as vendas online

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As estratégias de marketing digital são parte fundamental de um empreendimento de sucesso. Ter uma boa ideia, começar um negócio e oferecer um produto de qualidade são passos para o êxito. Contudo é preciso saber como levar as boas ideias aos consumidores certos, e é nesse ponto que o marketing digital se faz vital para qualquer negócio.

Consolidar a marca, fidelizar o público e manter as vendas em alta são desafios diários enfrentados pelos micros, pequenos e médios empreendedores, que ainda competem com grandes marcas consolidadas no ambiente digital. Porém, aprendendo como criar e sustentar uma estratégia de marketing digital bem definida é possível conquistar seu lugar no mercado.

A Wunder Digital, startup focada na capacitação de empreendedores e profissionais digitais, listou sete pontos fundamentais para o sucesso do marketing digital e aumento no número de vendas das micros, pequenas e médias empresas. “O marketing digital é parte fundamental do sucesso de um negócio. Micro, pequenos e médios empreendedores podem fazer a diferença seguindo passos simples para alcançar grandes objetivos”, afirma Nils Kauwertz, CEO & Fundador da Wunder Digital.

Confira as dicas:

  1. Conheça seu público-alvo

O marketing mais eficaz nasce a partir do conhecimento do seu público-alvo. Você vai aprender 100 vezes mais falando com um cliente em potencial pelo telefone ou pessoalmente do que apenas com interações online. Para começar esse contato, ofereça um brinde como um e-book relacionado ao tema do seu negócio, por exemplo. Em troca, os interessados têm que fazer um cadastro simples com nome, endereço de e-mail e telefone. Com isso, você poderá entrar em contato diretamente com seu público e descobrir o que eles acham do conteúdo, quais são as necessidades deles e como seus produtos podem ajudá-lo. Isso vai criar uma estratégia muito poderosa, que fala intimamente com o seu público.

  1. Mostre seu diferencial

Tenha um posicionamento único. Se você é o primeiro, o maior, o mais bonito, o mais rápido e o mais eficiente, não deixe de comunicar isso para o público. O seu negócio tem um diferencial, não deixe de aproveitá-lo. Esse argumento pode ser uma arma poderosa para se estabelecer na mente do seu cliente. Se toda vez que o cliente pensar em “qualidade” e essa palavra estiver ligada ao seu negócio, acredite, você alcançou algo grande. Se a sua empresa ainda não tiver um diferencial, desenvolva, isso vai fazer diferença no seu negócio. O conceito está diretamente ligado ao próximo ponto: produzir um conteúdo único.

  1. Conteúdo diferenciado atrai e convence

Marketing digital quase sempre tem o conteúdo como ponto de partida. A cada dia, mais e mais materiais são produzidos. Para se destacar no meio de tanta informação, o seu conteúdo tem que ser exclusivo. Isso você pode fazer mesmo sem investir nada, apenas usando a sua personalidade, bom humor, criatividade e as suas experiências e expertise para criar textos, imagens, anúncios e vídeos que são realmente únicos.

  1. O canal certo faz a diferença

No começo, foque em, no máximo, três canais de marketing digital. Lembrando que focar em apenas um e alcançar uma massa crítica também traz excelentes resultados. Um erro comum é acreditar que você tem que estar em todas as mídias. O melhor é focar no canal que faça mais sentido para o seu tipo de conteúdo. Você tem conteúdo escrito? Crie um Blog. Está trabalhando com beleza, fitness ou comidas? Foque em plataformas com destaque para imagens, como o Instagram. Tem conteúdo de vídeo? O YouTube pode ser um bom caminho. 

  1. Estude os concorrentes

Uma pesquisa profunda da concorrência é muito importante. Analise o conteúdo de website e redes sociais, receba os emails que eles estão mandando, ligue e veja como estão vendendo o produto, oferecendo benefícios e como lidam com objeções. Depois compare, de forma honesta, com seu marketing e a sua forma de vender. Dessa maneira, você pode melhorar os pontos que achar necessário no seu negócio, descobrir as falhas da concorrência e se beneficiar delas.

  1. Transmita confiança

Se você ainda não é uma empresa ou marca conhecida, pode levar até 9 interações para as pessoas confiarem o suficiente na sua empresa para comprar, segundo estudo da Rakuten Marketing. Por isso, é essencial que você tenha tudo pronto para desenvolver um relacionamento e transmitir confiança. Mantenha seus perfis em redes sociais atualizados e com informações sobre você e seu contato bem claras, faça isso também no seu site e esteja pronto para atuar no pós-venda. Esses simples passos podem garantir o sucesso da sua venda e a fidelizar o cliente.

  1. Não esqueça do e-mail marketing, ele é importante

Muitos empreendedores estão focados exclusivamente nas redes sociais, e descartam o e-mail marketing. O pensamento mais comum é: “eu recebo tantos emails, não acredito que pode ser efetivo”. Mas a verdade é que o e-mail marketing ainda é o canal com o melhor retorno sobre investimento do marketing digital, segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company, um e-mail é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que redes sociais. Lembra-se do último ponto? As pessoas precisam ter alguns contatos com a sua marca até elas confiarem em você. O e-mail marketing é uma maneira muito efetiva de fazer isso e se comunicar com o seu público-alvo de forma fácil e barata.

Especializada na qualificação e capacitação de empreendedores e profissionais digitais, a Wunder Digital oferece cursos de marketing digital, redes sociais e SEO. A metodologia de ensino é focada 100% no resultado prático do conteúdo apresentado com passo a passo, checklists e um chat online para esclarecimento de dúvidas, mostrando exatamente o que fazer o como usar as ferramentas para implementação no próprio negócio e trazer resultados reais. Os cursos são feitos seguindo as tendências do mercado, a demanda e o feedback dos usuários da plataforma. No site wunderdigital.com.br é possível conhecer todos os cursos disponíveis e fazer um teste grátis por 7 dias.

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