6 estratégias para aumentar suas vendas nesta Páscoa

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A Páscoa é uma das poucas celebrações que, além de se destacarem no calendário, rendem presentes para toda a família e amigos. Ovos de chocolate e bombons fazem com que a data democrática seja o principal momento de vendas para a indústria especializada, para os agentes de distribuição e, principalmente, para o ponto de venda que sabe aproveitar a oportunidade.

No período, mais de 50 milhões de ovos de chocolate são comercializados. Esse dado faz parte de uma recente pesquisa encomendada pela Abicab – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados e realizada pelo Ibope – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística. É com base nesse comportamento do consumidor nacional que as indústrias de chocolate, a cada ano, desenvolvem produtos inovadores.

“Para a edição deste ano, a proposta das fabricantes consiste em destacar os produtos muito além da parreira, com displays extras e gôndolas próximas aos caixas”, destaca Afonso Champi, vice-presidente de Chocolates da Abicab.

Para celebrar o dia 16 de abril, a data que, neste ano, marcará a celebração da Páscoa, são aguardados mais de 100 lançamentos pelas principais marcas de chocolate do mercado nacional. A grande novidade para o período está relacionada com o desenvolvimento de novos materiais, que propiciam mais visibilidade e presença de ovos de chocolate no varejo alimentar.

Confira seis dicas para impulsionar as vendas no seu comércio durante a Páscoa:

1 – Produto encalhado e ruptura em datas sazonais são sempre grandes preocupações para o empresário varejista. O alinhamento das previsões de vendas e uma logística eficiente, realizada em conjunto com os parceiros distribuidores, garantem ao consumidor o encontro do item desejado na quantidade certa.

2 – A degustação de um bom bacalhau ou de um bom vinho, a atenção que o consumidor recebe durante o ato de experimentar os produtos, a organização da loja, a presença de uma boa quantidade (ou de um bom número) de produtos de uma determinada marca na prateleira são fatores associados à imagem da loja e à boa percepção que os consumidores têm de seus produtos.

3 – Sinônima de carnes brancas, como pescados e bacalhau, a data gera oportunidade de cross merchandising nas áreas das lojas relacionadas à exibição e venda de produtos sazonais. “Recomendo o uso conjunto de grandes pontos extras – tais como ilhas e pontas de gôndola. Outra estratégia recomendada consiste em relacionar a categoria com as de outras áreas, como as de hortifrútis, maioneses, arroz, molhos de tomate, pães, etc.”, afirma Santiago Blanco, gerente de Marketing da Gomes da Costa.

4 – Catalogue as novidades para o período e separe, no material impresso, os itens mais significativos para o perfil da sua clientela. Destaque os ovos de chocolate, as caixas de bombons, os produtos em promoção e os produtos mais vendidos.

5 – O processo de compra de um produto envolve diversos fatores. Um deles, talvez o principal, é a experiência que a compra ou o produto vão oferecer ao cliente. Decorar é fácil e não precisa ser dispendioso. Use a criatividade.

6 – A Páscoa também pode ganhar um cardápio especial no varejo que trabalha com rotisserie. Prepare folhetos com descrições do menu e os distribua aos clientes fiéis logo após o término do Carnaval.

Esta matéria foi publicada originalmente na revista Varejo de Vizinhança

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