4 Franquias para quem quer trabalhar pelo WhatsApp

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O WhatsApp é uma febre entre os brasileiros: ele é o comunicador instantâneo mais popular no país, com 76% dos assinantes móveis no Brasil fazendo uso regular do aplicativo. Mas quem acha que o WhatsApp serve apenas para colocar o papo em dia está muito enganado: ele é, cada vez mais, uma parte importante na estratégia das empresas para se comunicar e fechar vendas, por exemplo.

Esse movimento inclui o mundo das franquias: algumas redes já incorporaram o uso do WhatsApp, passando esse modelo aos seus franqueados.

Os principais motivos? Segundo sete franqueadoras consultadas pelo site EXAME.com, três pontos as levaram a adotar o WhatsApp: agilidade nas respostas, facilidade na comunicação com franqueados e maior proximidade com o público-alvo das unidades.

E você, quer tocar seu negócio ao mesmo tempo em que coloca o papo em dia? Confira, a seguir, como o uso do WhatsApp funciona em algumas franqueadoras:

1 – Acquazero

A rede de limpeza ecológica para automóveis Acquazero foi criada em 2009 e possui 242 unidades em operação. Cerca de 180 franqueados da rede usam o WhatsApp.

A franqueadora inclui o aplicativo em sua operação de duas formas: além de manter um grupo para passar informações gerais aos franqueados, também divulga o contato das unidades franqueadas nas redes oficiais da Acquazero.

Os franqueados usam a ferramenta tanto para fechar novas vendas, obtida inclusive a partir dessa divulgação, quanto para manter os clientes fidelizados próximos.

Além do WhatsApp, a empresa orienta os franqueados a criarem uma página no Facebook e no Instagram.

Para 2017, a Acquazero espera chegar a 350 unidades.

Investimento inicial: 3,5 mil reais
Prazo de retorno: 6 meses

2 – Elefante Verde

O Elefante Verde é uma rede de franquias criada em 2010 e voltada para impulsionar pequenos negócios na internet, por meio da venda de ferramentas de marketing digital.

Ao todo, são 56 unidades em operação – e todas fazem uso do WhatsApp. A comunicação diária com os clientes acontece por meio do aplicativo: os franqueados tiram dúvidas e oferecem novos produtos. Eles também usam outras redes, como Facebook e Instagram.

Para 2017, a Elefante Verde pretende chegar a 75 unidades.

Investimento inicial: 21 mil reais (cidades com até 75 mil habitantes)
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

3 – Franquia de Precatórios

A Franquia de Precatórios procura pessoas que tenham dinheiro a receber do governo (os chamados precatórios), mas que não estão dispostas a esperar até o pagamento. O franqueado atua como um braço comercial da franquia e negocia com o detentor do título a venda deste.

A rede possui 31 unidades em operação. Na sua estratégia, o WhatsApp entra como um canal de contato com o interessado na venda do precatório. Segundo a rede, o app torna a aproximação mais fácil, o que adianta o fechamento do negócio.

80% dos contatos para tirar dúvidas ou colher informações são realizados pelo WhatsApp – e todos os franqueados fazem uso dele. Além dessa ferramenta, telefone, e-mail, e visitas presenciais também fazem parte da rotina de quem tem uma unidade da Franquia de Precatórios.

O WhatsApp também é ferramenta para viabilizar treinamentos e suporte ao franqueado: o envio dos materiais aos interessados em investir no negócio é feito pelo aplicativo, por exemplo. Essa prática aumentou em aproximadamente 35% a conversão de franqueados.

Investimento inicial: 6 mil reais
Prazo de retorno: 6 meses

Saiba mais sobre a história da franquia.

4 – Maria Brasileira

A Maria Brasileira é uma rede de franquias criada em 2012, especializada em serviços de limpeza e cuidados domésticos. Hoje, o negócio conta com 154 unidades em operação.

Cerca de 140 franqueados utilizam o WhatsApp. A ferramenta serve para três funções: vendas, relacionamento com o cliente e suporte aos franqueados.

Além do aplicativo, a rede também usa um site, um e-mail corporativo e um aplicativo próprio para a cotação e o fechamento do serviço.

A Maria Brasileira pretende chegar a 250 unidades em 2017.

Investimento inicial: 19,9 mil reais (cidades com até 50 mil habitantes)
Prazo de retorno: 12 a 14 meses

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