05 dicas para aumento das vendas na construção civil durante a Black Friday

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Na última sexta-feira de novembro, 29, acontece a Black Friday, uma das maiores ações do varejo no Brasil e no mundo. Entre eletrônicos, roupas e calçados, um setor que vem aderindo às promoções do período é a construção civil, com a liquidação de imóveis, materiais, peças e ferramentas. O consumidor sai ganhando, mas a ação também é uma excelente oportunidade para aumento de vendas e fidelização de clientes no comércio.

No aquecimento para a FEICON BATIMAT 2020, principal evento de construção civil e arquitetura, a organização ouviu o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO) para entender como as lojas e redes podem maximizar resultados.

Aumento das vendas na Black Friday

De acordo com o SEBRAE, as lojas de material de construção representam o terceiro maior segmento do varejo em número de empresas, constituído por quase 270 mil estabelecimentos em todo o Brasil. Com investimentos em publicidade e promoções de itens isolados, é possível atrair muitos clientes, pois agregam em um único lugar do básico à decoração. Confira 5 dicas práticas:

1. Otimize a abordagem: a forma de aproximação deve ser sutil para que o vendedor identifique o perfil do cliente e, a partir do primeiro contato, iniciar um atendimento personalizado. A atenção e a dedicação do vendedor são fatores decisivos na fidelização.

2. Priorize a transparência: diante de boatos e preços irreais, a transparência da empresa é tão importante quanto o desconto em si. Para que a vantagem da compra durante a Black Friday fique evidente, faça uma apresentação trimestral do valor do produto e suas variações.

3. Trabalhe todos os canais de atendimento: telefone, whatsapp, e-mail, redes sociais e site são muito importantes para manter o contato constante com o cliente, além de deixá-lo mais próximo da sua empresa por conta da facilidade de acesso. Mantenha-os sempre ativos e atualizados.

4. Relacionamento pós-venda: a visão do cliente sobre o atendimento e as ofertas são essenciais. Busque um feedback após a realização da ação por meio dos canais de atendimento. A partir disso, será possível identificar acertos, pontos de melhoria e novas estratégias de inovação que gerem resultados ainda mais positivos para as próximas datas comemorativas.

5. Capacite o time de vendas: esta equipe está na linha de frente e representa a sua marca. Portanto, mantenha-os sempre bem treinados, qualificados, capacitados, motivados e de acordo com a missão e visão de sua empresa.

Cláudio Conz, presidente da ANAMACO, também lembra outros pontos importantes para o sucesso dos varejistas da construção civil durante a campanha, como a venda assistida. “Além da preocupação com a equipe e com o atendimento é preciso se preparar em relação ao estoque das mercadorias e com a parte visual da loja. Sempre cumprir o prometido e escolher produtos que tragam volume e que agregam outros, como as tintas, por exemplo. Para finalizar, precifique o melhor que puder”, finaliza.

Mais informações sobre a próxima edição da FEICON BATIMAT em https://www.feicon.com.br/pt-br.html

SERVIÇO
Feicon Batimat
31 de março a 3 de abril de 2020
São Paulo Expo
1,5 Rod. dos Imigrantes
Vila Água Funda – São Paulo

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