Serasa dá dicas para compras na Black Friday

0 79

Antes de aproveitar os descontos oferecidos por lojas físicas e sites na Black Friday, consumidores devem planejar compras para adquirir apenas itens essenciais ou que tenham preços realmente vantajosos.

O evento começa amanhã (28) e termina no domingo (30). Confira dicas da Serasa e de consultores financeiros para não ter prejuízo com as compras.

1) Cuidado com descontos milagrosos

Para saber se a oferta é realmente um bom negócio e vale antecipar as compras para o Natal, o consumidor deve pesquisar preços em outras lojas, ainda que o desconto pareça tentador.

Para ajudar o consumidor a escapar de roubadas, o site Bizoo promete mostrar o histórico de preços das ofertas nos últimos 30 dias. Já o comparador de preços Zoom irá reunir ofertas anunciadas durante o período do evento.

2) Não compre por impulso

O consumidor deve saber exatamente o quanto pode gastar. Para chegar ao valor, a Serasa aconselha calcular dívidas fixas e contas já assumidas ou previstas.

Além de gastos com compras de Natal e a viagem no final do ano, é necessário considerar as despesas extras que serão pagas em janeiro, como IPVA e IPTU, além de material e matrícula escolar.

O comprador também deve refletir sobre a necessidade de compra do produto.

3) Se proteja contra golpes

O comprador também deve se proteger contra fraudes ao comprar pela internet. O Procon listou 449 lojas virtuais que devem ser evitadas.

Durante a Black Friday, a Serasa irá permitir que consumidores consultem informações sobre a loja ou site antes da compra. Basta digitar o CNPJ da empresa no site para verificar se o registro do negócio é verdadeiro ou se a empresa tem problemas financeiros.

É possível visualizar também endereço, telefone, ações judiciais, protestos e cheques sem fundos da loja.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.