Oito dicas de segurança para comprar na internet

0 64

Para quem deseja aproveitar as promoções que serão realizadas em comemoração ao Dia do Consumidor, a Site Blindado preparou um guia com melhores práticas para garantir uma experiência positiva de compras online. O país já é um dos principais mercados digitais do planeta e a segurança é fator decisivo para 56% dos consumidores, segundo pesquisa do Conecta-Ibope.

É importante que o consumidor busque lojas de credibilidade para fazer suas compras pela internet. Certificar-se de que a loja é segura e que os dados pessoais solicitados para a finalização da compra não serão usados indevidamente é essencial. Alguns passos são importantes na hora de escolher em que site comprar.

1. Identifique as certificações de segurança na loja virtual

Procurar na home – página inicial – da loja virtual selos de segurança, como o Selo Site Blindado, que indicam a confiabilidade da empresa. Clique no selo para checar sua autenticidade e auditoria diária. Muitos portais tentam enganar o consumidor inserindo apenas a imagem do selo. Os verdadeiros selos, ao serem clicados, oferecem informações sobre a loja virtual e sua autenticidade.

2. Atenção ao inserir dados do cartão de crédito
Na hora de efetuar o pedido, é importante observar se a tela de informações confidenciais, como as de pagamento, está com o cadeado ativado e se o endereço do site inicia com HTTPS:// ,  “s” de segurança.

3. Use computadores confiáveis
Não é indicado comprar online de qualquer computador, principalmente de lugares públicos, como universidades e lan houses, onde muitas pessoas também acessam. O consumidor deve procurar fazer sua compra online em computadores e dispositivos móveis confiáveis.

4. Verifique se o antivírus está atualizado
Não se deve fazer compras de computadores que não tenham programas de antivírus atualizados. Eles estão mais suscetíveis aos ataques e roubos de informação.

5. Identifique o remetente de e-mail promocional
Tomar cuidado com e-mails desconhecidos. O remetente e o assunto precisam ser confiáveis.

6. Não use senhas comuns
É importante criar senhas difíceis de serem reconhecidas. Utilize letras, números e caracteres e opte por senhas mais longas. Senhas comuns costumam ser facilmente descobertas.

7. Confira informações de reembolso e política de troca
Verifique sempre o regulamento do site, a política de troca e as taxas antes de concluir a compra online.

8. Verifique o endereço físico da loja virtual
As empresas que comercializam pela internet devem deixar em evidência as informações como CNPJ, endereço físico e o número de telefone. Portanto, se essas informações não estiverem visíveis, sugerimos não efetuar sua compra no site. Para garantir uma compra segura, a Site Blindado oferece ainda o Selo Flutuante, desenvolvido para reforçar a credibilidade e a segurança em lojas virtuais. O selo acompanha todos os passos do cliente, independente da altura da barra de rolagem, permitindo ao consumidor identificar a segurança do site a qualquer momento.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.