Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica avança pelo Brasil

0 24

Depois de passar por testes em projetos-piloto e em produção em alguns Estados, a tecnologia que viabiliza a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) foi apresentada na cerimônia nacional de lançamento do dia 18 de novembro em Porto Alegre (RS). “O objetivo é promover a massificação do projeto no Brasil”, explica Ricardo Neves Pereira, subsecretário da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, estado anfitrião do evento.

A tecnologia elimina a necessidade de a nota fiscal ser armazenada em papel. Basta fazer a leitura do QR Code impresso no documento emitido na hora da compra, via smartphone ou tablet, para ter as informações armazenadas eletronicamente no site da Secretaria da Fazenda de cada estado. O cliente também poderá optar por receber tudo via e-mail. “O código de barras, que completa 30 anos de utilização no Brasil e é tão conhecido dos consumidores, é uma ferramenta essencial para a emissão da NFC-e”, destaca João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil-Associação Brasileira de Automação.

Entre os principais benefícios para as empresas, estão a flexibilidade e a redução de custos. Com a NFC-e, é possível abrir frentes de caixa conforme o movimento de clientes, já que o mecanismo dispensa o uso de impressora fiscal, o que diminui os gastos consideravelmente. O cidadão, além da compra simplificada, terá a facilidade de acesso aos documentos fiscais, que ficarão arquivados, de forma eletrônica, no site da Secretaria da Fazenda do seu estado, o que também garante a autenticidade de sua transação comercial. Para os governos, surge a possibilidade de criar programas de incentivo à nota fiscal eletrônica com sorteios e outros tipos de iniciativas, aumentando, assim, a arrecadação. Além disso, a transmissão de informações será feita em tempo real. Hoje, os fiscos estaduai s recebem os dados referentes aos cupons fiscais até quatro meses depois da sua emissão.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.