Microsoft investe em touchscreen que proporciona sensações reais

0 30

Já imaginou uma tela sensível ao toque que desperta no usuário sensações físicas de verdade? A Microsoft trabalha para lançar esse tipo de tecnologia, que poderá ser útil para o display de tablets e celulares. De acordo com um dos responsáveis pelo projeto, baseado em conceitos de eletrovibração, a novidade “funciona como mágica”.

Os touchscreens táteis foram construídos para permitir que os usuários tenham sensações como a do clique de um mouse, mas ao tocar na tela. Desenvolvido pelo pesquisador Hong Tan, da Microsoft Asia, o recurso é capaz de fazer, por exemplo, com que a pessoa “sinta” o “peso” virtual das pastas (conforme o seu número de arquivos) ao arrastá-las no visor.

 “É muito, muito legal. É pegar um pequeno pedaço de vidro e fazê-lo ser algo diferente. É quase como mágica”, diz o desenvolvedor.

1407412907764_wps_7_Haptic_smartphone_JPG
Um pesquisador da Microsoft a partir de Pequim está trabalhando para desenvolver telas sensíveis ao toque (protótipo foto), que criam diferentes, sensações de resposta. Os exemplos incluem uma sensação de clique quando pressiona um botão na tela, e sentindo o peso de pastas como eles são arrastados por uma exibição (Foto.: Reprodução)

Segundo ele, o projeto foi criado para proporcionar aos usuários uma experiência multisensorial, que difere dos mecanismos de interação bidimensionais existentes até hoje. Para isso, eles aplicaram voltagem à superfície do display, o que cria uma fricção entre os dedos do usuário e a tela.

Em outubro, a Disney Research criou um projeto parecido, usando um algoritmo para telas touchscreen 2D que modificava a fricção entre os dedos dos usuários e a tela para adicionar sensações físicas ao que ele estava assistindo. No entanto, ambas as tecnologias ainda estão apenas em um estágio inicial e não têm previsão de chegarem a dispositivos finais por enquanto.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.