Moto contínuo em expansão digital

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O Atacado Vila Nova sempre se destacou não só pelo seu protagonismo nos negócios, como também por seu compromisso com a inovação, fazendo uso constante das mais modernas ferramentas e soluções de gestão para mais bem atender aos seus clientes no estado de São Paulo e no Sul de Minas Gerais. Prova disso é que, há mais de uma década, a empresa iniciou um diligente trabalho de desenvolvimento de avançadas fórmulas alternativas para se antecipar às tendências que, nos dias atuais, já se consolidaram em realidade absoluta.

“Começamos um planejamento no Vila Nova se integrar à proposta então emergente da transformação digital. Ao longo dessa trajetória, várias etapas foram sendo concluídas com sucesso. E o resultado mais recente desse esforço de integração à frente digital do grupo, contemplando as vendas, foi o início de nossa operação no e-commerce, por meio da criação de um departamento específico que, hoje, se encontra sob minha responsabilidade”, explica Fernando Inacio da Costa, head-digital e e-commerce do Atacado Vila Nova.

TRAJETÓRIA CONSISTENTE

E exemplos dos diversos movimentos da escalada digital citada pelo executivo não faltam. Em termos efetivos, tudo começou em 2016, quando o Vila Nova, por meio de um trabalho de envolvimento contando com a parceria da Unilever e da Infracommerce – maior empresa de digitalização para B2C e B2B da América Latina –, criou seu primeiro canal de vendas online, funcionando como operador logístico em todo estado de São Paulo e em Minas Gerais.

No ano seguinte, o grupo lançou seu site próprio, o que levou a marca Vila Nova a atuar com todo seu portifólio, possibilitando aos clientes fazerem suas compras 24 horas, sete dias por semana. Esse aparelhamento permitiu ao grupo atuar também como distribuidor de algumas das principais indústrias instaladas no Brasil, tais como a Unilever, a Kimberly, a Diageo Vinícola Concha Toro e a Pernod, com crescimento anual de 50%, apoiado ainda por outro site próprio, que leva a marca de sua distribuidora, a Focomix, criado em 2019 com desenvolvimento interno realizado pelo time de TI do Vila Nova, direcionado a essas indústrias.

Já no ano de 2020, a empresa voltou a inovar com a parceria de uma startup, que viabilizou a criação de uma plataforma para facilitar a aceleração da digitalização de sua equipe de vendas por meio do WhastApp, que permite aos representantes e vendedores enviarem links com uma lista personalizada ao perfil de consumo de cada cliente, na qual este pode escolher os itens e quantidades que necessita, e enviar essa seleção rapidamente ao ERP do Vila Nova. Parcerias como essa, aliás, também desempenharam papel importante no sentido de acelerar o entendimento do mercado entre os profissionais do time de suporte do Vila Nova, como é o caso das equipes de SAC e TI, que, hoje, passaram a ser facilitadores do trabalho do grupo, o que proporcionou a manutenção de maior foco no negócio como um todo.

“A evolução dos canais de operação online vem sendo, em média, de 55% a cada ano. No primeiro trimestre de 2021 já conseguimos duplicar nosso faturamento ante igual período do ano anterior. E, a partir de agora, colocaremos foco total no desenvolvimento de quatro plataformas de markplace, que iremos colocar no ar ainda no mês de maio, e que funcionarão de maneira integrada e robusta às nossas três outras, os sites site Vila Nova e Focomix. Com nosso novo markplace, passaremos a oferecer aos nossos fornecedores a oportunidade de atingir no canal supermercadista, e de perfumarias e farmácias, que já conta com 28.000 clientes ativos na nossa carteira”, antecipa Fernando Inacio.

INVESTIMENTOS QUE DÃO RESULTADOS

Com tudo isso, a crença absoluta do Atacado Vila Nova no conceito de vendas digitais como solução para o presente e para o futuro é mais do que evidente. Prova incontestável disso é o volume os investimentos que a empresa vem destinando ao projeto. Por exemplo, a injeção de recursos neles foi de mais de R$ 4 milhões ao longo dos últimos quatro anos, destinados não só às referidas parcerias com fornecedores de tecnologia, como também à contratação de profissionais do setor. Sua equipe especialmente dedicada à operação digital de sua filial de Campinas, em de São Paulo conta atualmente com 15 colaboradores, entre pessoal de tecnologia, operação e suporte.

E os resultados financeiros de tais investimentos no campo da digitalização, é claro, são mais do que animadores: “Em 2020, fechamos o ano com um faturamento de mais de R$ 90 milhões, o que nos proporcionou um incremento de 7% no comparativo àqueles registrados no ano anterior. E, para 2021. nossa meta de faturamento já está ficada em R$ 140 milhões, o que irá nos proporcionar um incremento de 10% em nossa receita total”, sublinha Fernando Inacio Head de Digital.

De quebra, o executivo ainda revela alguns dos próximos passos do grupo, entre os quais o provisionamento de recursos para investimentos superando a marca de R$ 2 milhões em tecnologia e estrutura de pessoas para 2021, bem como o lançamento, ainda no 1º semestre deste ano, do PIX Vila Nova, que, segundo ele, trará ganhos significativos para quem optar por fazer suas compras à vista, sem depender do prazo de baixa de um boleto no B2B. Além disso, como o Vila Nova participa do Grupo CID de distribuidores localizados um em cada estado brasileiro, com faturamento de R$ 5,2 bilhões e mais de 3.000 vendedores, o grupo está iniciando as tratativas para desenvolvimento de um projeto conjunto de e-commerce com ele, que também deverá ser concluído este ano.

“Por meio de todo esse trabalho integrado, acreditamos ter criado – e ainda estarmos criando – um novo conceito ou modelo de atacado distribuidor, atuando em todos os canais, com tecnologia, plataformas digitais, marktplace, integração com fornecedores, mesa de crédito e alinhamento com fintechs para concessão de financiamentos aos nossos clientes, pagamento com cartão crédito e, agora, com o novo PIX, e, ainda, é claro, com o suporte de toda a nossa equipe de vendas, que conta com mais de 470 vendedores, fazendo negócios, promovendo e ajudando a divulgar cada vez mais as estratégias digitais do grupo com nossas plataformas”, finaliza Aliandro Rio do Head de Vendas Vila Nova.

PARCERIA QUE GERA COMPETITIVIDADE

Além da tecnologia, o Atacado Vila Nova também tem uma parceria muito forte com a Agência Newbasca, que fornece suporte ao grupo em todos os seus conteúdos digitais, criando materiais de divulgação como banners, preparação de e-mail marketing, layout para ações sazonais, tais como os calendários de Black Fridays, comunicação com a Industria e time de campo. “E essa parceria também tem nos ajudado muito a garantir nossos resultados, pois, como o mercado digital é muito amplo, a eficiência na comunicação, de forma assertiva, representa, atualmente, um importante diferencial de competitividade”, enfatiza João Souza, Gerente de compras do grupo Vila Nova.

QUEM É O VILA NOVA

O Vila Nova é um atacado distribuidor com mais de 93 anos de atividades, que sempre atuou como operador logístico focado no mercado alimentar, com operação B2B. Fundado no dia 8 de maio de 1928, figura entre os dez maiores atacados do Brasil, e entre as 1.000 maiores e melhores empresas do país, distribuindo mais de 3.000 itens por dia, com entrega em até 48 horas, inclusive na capital paulista, por meio de uma frota de mais de 220 caminhões, a fim de mais bem atender à demanda do mercado e garantir a satisfação dos seus clientes.

 

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