Inteligência de dados aumenta a eficiência do atacado distribuidor

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Não é de hoje que especialistas e consultores de empresas do segmento atacadista distribuidor falam sobre a importância da coleta de dados e da qualidade das informações que se tem sobre todos os processos que envolvem o negócio.  Aliás, informação é algo estratégico e que pode definir os rumos da empresa, tornando-a mais competitiva e mostrando onde estão as oportunidades de crescimento.

Com as mudanças no comportamento do consumidor impostas pela pandemia do novo coronavírus ter esse conhecimento em mãos tornou-se ainda mais necessário.

Segundo Maria Cabral Barbaro, CEO da Mtrix – empresa especializada em soluções de inteligência para gestão do canal de Distribuidores/Atacadistas -, a pandemia está aquecendo o mercado de informações, sendo que a empresa percebeu um aumento de 15% na procura por seus serviços desde o início do ano. “Em nossa visão isto é resultado de uma crescente necessidade pelo o uso de informações rápidas que retratem o comportamento de compra diário e que auxiliem na reformulação de estratégias.

Maria Cabral Barbaro, CEO da Mtrix

Outra demanda evidente que observamos é pela confiabilidade da informação. Quando se fala em informações entregues de forma rápida e em números massivos, é extremamente comum que haja um grande índice de inconsistência nas informações fornecidas”, comenta. Aliás, essa é a expertise da Mtrix. As soluções da empresa ajudam a trazer mais eficiência a todo o canal: da indústria ao pequeno varejista, dando mais visibilidade às informações, automatizando processos e alinhado as estratégias dos clientes. “Isto é possível devido a sua plataforma de data quality exclusiva (MIND) que entrega a informação com níveis superiores a 99% de consistência”, explica Maria Barbaro.

Ela ainda destaca a importância da personalização das soluções de acordo com o perfil de cada cliente, dessa forma é possível proporcionar visibildade total das vendas dentro da cadeia de suprimentos, além de contribiuir para o que o cliente tenha seus produtos nos estabelecimentos certos e na quantidade correta. “Outros benefícios desse trabalho é proporcionar ao cliente informação para que ele aumente a sua presença no mercado; bem como dar visibilidade ao comportamento do mix de produtos e na elaboração do mix ideal, e especialmente agilidade na tomada de decisões, entre tantos outros”, diz Maria Barbaro.

Desafios do canal

Para Maria Barbaro, um dos maiores desafios para fabricantes, distribuidores e varejistas é o de fidelizar os seus clientes. “Existe uma verdadeira guerra no mercado para conquistar a fidelização. O uso de dados é um grande aliado nessa guerra. Através do uso efetivo das informações é possível conhecer o comportamento de consumo do seu cliente permitindo tomar as decisões necessárias para melhor atendê-lo”, afirma. Segundo ela, a empresa que conhece os seus números de vendas e estoque consegue gerenciar o seu negócio de forma mais eficiente e ganha muita competitividade”, ressalta.

A executiva ainda exalta que acredita no poder da informação. “Mas nos tempos atuais, em que ainda existem tantas incertezas no mercado, ter acesso diário a informações confiáveis, para tomar as decisões no tempo certo, passou a ser urgente.  Ser eficiente nunca foi tão importante. E por isso, a necessidade de ter uma empresa parceira como a Mtrix, que proporciona a visibilidade do comportamento de consumo do mercado, aumenta”, finaliza.

O que os dados podem responder?

  • Onde meus produtos estão presentes? E onde não estão?
  • Quais as regiões onde meus produtos mais vendem?
  • Para quais pontos de venda meus produtos estão sendo vendidos e a que preço?
  • Qual o comportamento do meu mix de produtos? E qual o meu mix ideal?
  • Qual a performance dos meus lançamentos?
  • Quais os meus clientes mais e menos rentáveis?
  • Como estão os meus níveis de estoque por produto?
  • Qual o meu limite de ruptura e superestocagem?
  • Como devo orientar a minha equipe de vendas e a de meus clientes?
  • Quantos e quais pontos de venda foram positivados por cada vendedor?
  • Quantos e quais produtos o meu vendedor está vendendo em cada ponto de venda? E o vendedor do meu cliente?

Fonte: Mtrix

Benefícios de controle e informações:

  • Melhor gerenciamento do estoque do canal;
  • Mais eficiência tanto na fabricação daquele produto para abastecimento, como para não deixar faltar ou sobrar produtos em uma determinada região;
  • Gerenciamento do estoque para o sucesso no planejamento e efetivação das campanhas de incentivo, sempre visando a melhor distribuição dos produtos;
  • Saber como está o limite de ruptura e superestocagem dos produtos.

Benefícios dos serviços voltados para o gerenciamento de campanhas de incentivo:

  • Monitoramento e acompanhamento das campanhas de forma mais precisa;
  • Melhor desempenho e efetividade no gerenciamento das campanhas de incentivo;
  • Visibilidade de recomendações do que precisa ser feito para que aquela campanha seja bem sucedida;
  • Onde devo investir em promoção e em que produtos ou pontos de venda devo focar?
  • Como medir a eficácia e o ROI dos meus investimentos em campanhas e ações promocionais?

Fonte: Mtrix

 

RAIO X

 

Com 10 anos de atuação no mercado, a Mtrix integra, captura, processa e disponibiliza através de soluções de inteligência todos os dados que são transacionados diariamente entre fabricantes, distribuidores e varejistas.

Atualmente a empresa conta com mais de 1.000 distribuidores e atacadistas, mais de um milhão de pontos de venda no Brasil e mais de 60 clientes da indústria, como por exemplo Bunge, Perfetti, Pandurata, Diageo, RB, Nívea, Arcor, Bagley, Pepsico, Bombril, Moet Hennessy, General Mills, Docile, entre outros.

Dentre os principais segmentos que atende 54% é o de alimentos; seguido por bebidas, 15%; cuidados pessoais, 12%; 7% cuidados com o lar; 3% celulose; 3% papelaria e 1% ferragista.

 

 

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