Zaffari volta a abrir lojas

0 440

Depois de três anos e meio sem abrir lojas e apesar do cenário de desaceleração das vendas em 2015, o grupo supermercadista gaúcho Zaffari iniciou uma nova safra de inaugurações. Ontem a empresa abriu em Porto Alegre a 31a loja da rede, com investimentos de R$ 39,5 milhões, e agora já se prepara para colocar em operação mais duas unidades no Rio Grande do Sul, em janeiro, além do segundo hipermercado em São Paulo, no segundo trimestre de 2016.

“A abertura das lojas segue um planejamento de longo prazo e não olhamos apenas este ano ou para o próximo”, diz o diretor de expansão Claudio Luiz Zaffari.

Segundo ele, o calendário também depende dos cronogramas dos empreendedores parceiros, como construtoras e administradoras de shopping centers. Foi por conta dos prazos previstos nestes contratos que a empresa não havia aberto nenhuma unidade desde abril de 2012, mesmo durante o período em que a economia estava “bombando”, lembra.

Para 2015, a companhia projeta um crescimento das vendas equivalente apenas à inflação do período – estimada pelo mercado em torno de 10% – e para 2016 a expectativa é de um cenário semelhante ao deste ano, afirma o executivo. Em 2014, o Zaffari apurou receita líquida de R$ 4,06 bilhões, com alta de 11,7% sobre o exercício anterior, uma taxa bem superior aos 6,4% de elevação do IPCA no ano.

O grupo é a quinta maior rede do supermercadista do país, atrás do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Carrefour, Walmart e Cencosud, de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), e tem pouco mais de 11 mil funcionários, incluindo as 172 pessoas contratadas para trabalhar na nova unidade.

O supermercado inaugurado ontem levou 2,5 anos para ser construído e fica junto a um empreendimento residencial que será entregue em agosto de 2016 pela construtora Melnick Even, no bairro Rio Branco, de classe média. A unidade segue o conceito de loja de vizinhança, com 1,6 mil metros quadrados de áreas de venda, 13 caixas e 115 vagas cobertas de estacionamento.

As próximas lojas, programadas para janeiro, terão formato e investimentos semelhantes, adianta o diretor. Uma ficará no centro de Porto Alegre, no espaço onde até meados dos anos 90 funcionava o antigo cinema Cacique, um dos mais tradicionais da cidade à época, e outra no shopping San Pelegrino, na cidade de Caxias do Sul, no interior do Estado.

O shopping de Caxias do Sul pertence à Gazit Brasil, que está construindo o centro de compras Morumbi Town, em São Paulo, onde a empresa vai abrir, no segundo trimestre de 2016, seu segundo hipermercado Zaffari na capital paulista. O diretor não informou o montante que será investido na unidade, que terá 6 mil metros quadrados de área de vendas.

Fonte:  Valor

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.