Procon divulga serviço para denunciar descontos falsos

0 47

O Procon SP divulgou um serviço para denunciar descontos falsos durante a Black Friday através do Twitter e do Facebook. O órgão de defesa do consumidor pretende identificar fraudes e “maquiagem” nos preços com a ajuda dos usuários. As denúncias postadas com a hashtag #ProconSPdeolhoBlackFriday serão apuradas e a loja receberá notificação, caso haja alguma irregularidade. A Black Friday acontece amanhã(27) com diversos descontos em lojas físicas e online.

Todas as suspeitas serão analisadas pelo Procon-SP que registrará um processo conforme a lei, caso encontre alguma irregularidade.Durante a Black Friday deste ano, o usuário pode denunciar as ofertas suspeitas usando as redes sociais. Assim, o órgão de fiscalização já fica alerta sobre a página ou promoção. Mas como funciona? O Procon-SP público criou a hashtag #ProconSPdeolhoBlackFriday para ser usada nas publicações acompanhada do print ou link do site suspeito. O Twitter do Procon funciona no perfil “@proconspoficial” e no Facebook está disponível através do link www.facebook.com/proconsp.

A ideia é acabar com a prática da “maquiagem de descontos” ou demais problemas, que acontecem quando a loja aumenta muito o preço de um produto e depois diminui para forjar uma promoção mais alta do que os concorrentes.

Para evitar problemas durante o evento online, o Procon também dá dicas de cuidados importantes, como pesquisar valores em outros sites de ofertas, imprimir documentos sobre o desconto, assim como o cartão de confirmação da compra.

Também é importante não utilizar redes de Wi-Fi ou computadores públicos na hora de fazer as compras para evitar ter os dados roubados, além de manter o antivírus atualizado e verificar no topo da página o certificado “HTTPS”, que garante maior segurança. Para finalizar, o Procon-SP disponibiliza uma lista de sites que já tiveram denúncias ou demais problemas e a dica é evitar estas páginas, mesmo que os valores sejam menores.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.