Mais da metade dos consumidores brasileiros (53%) admitem ter realizado pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses, de acordo com levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
O percentual é maior entre as mulheres (57%) e consumidores da classe A e B (61%), com ensino superior incompleto (69%) e renda própria (58%).O maior motivo que leva os consumidores a comprar por impulso são promoções(51%). Preço atrativo (31%), características do produto, como funcionalidade e beleza (6%), além de facilidade de pagamento (4%), também incentivam compras não planejadas.
Supermercados (30%), shoppings (20%), lojas virtuais (17%) e lojas de rua (14%) são os locais nos quais as compras por impulso são mais recorrentes, de acordo com os consumidores. Segundo os entrevistados na pesquisa, lojas de departamento (28%) e sites (22%) são os que mais facilitam o acesso ao crédito, estimulando as compras por impulso.
A pesquisa foi feita com homens e mulheres com 18 anos ou mais, que vivem em 27 capitais brasileiras. Os dados foram coletados pela internet entre os dias 23 e 31 de março. A margem de erro da pesquisa é de 3,8 pontos porcentuais.