Gastos com cartão de crédito aumentam mais de 35%

0 144

Estudo publicado recentemente nos Estados Unidos pela Transunion confirmou a tendência de um gasto elevado por parte do consumidor nos meses que antecedem as festas de fim de ano. Contudo, ao contrário do que se imaginava, o gasto é concentrado a partir do mês de dezembro, e não em novembro, como era imaginado.

Segundo a análise, os gastos no mês de dezembro se elevam em 37,5% acima da média do ano no comércio americano, uma elevação substancial em relação ao mês de novembro, que tem 5,1% maiores. A variação no mês de outubro é quase nula, em 0,1%. O estudo também indicou que no mês de dezembro 20% dos consumidores gastam o dobro de sua média mensal. Os números indicam que as promoções do comércio a partir do mês de novembro tem um efeito menor no consumidor do que aquele imaginado.

Segundo Juarez Zortea, presidente Transunion no Brasil, o perfil do consumidor brasileiro não é diferente. “Embora o país ainda não tenha o costume de promoções de fim de ano em outubro e novembro, já percebe-se um aumento nas vendas a partir destes dois meses, fruto de um planejamento para as festas de fim de ano. Contudo, a elevação maior ocorre a partir de dezembro, que tem o gastos no cartão de crédito acima da média dos meses no ano.”

Ainda segundo Zortea, a principal diferença no perfil do consumidor americano para o brasileiro, é na forma de pagamento. No Brasil o parcelamento no cartão de crédito ainda é uma das opções mais populares, mesmo tendo lados positivos e negativos. “A facilidade do parcelamento permite o acesso a bens mais caros, que o consumidor não teria condições de adquirir à vista. No entanto, ele pode se tornar uma bola de neve, caso não haja o cuidado de calibrar as parcelas mensais para que o saldo devedor não vire uma bola de neve.”

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.