Envase Brasil | Brasil Alimenta reunirá especialistas dos setores de bebidas e alimentos da América Latina

0 51

A cada edição a Envase Brasil | Brasil Alimenta amplia sua área de atuação nos setores de bebidas e alimentos e inova com atividades que contribuem para parcerias, negócios e a troca de experiências. Nesse ano, a vocação brasileira e gaúcha para a produção de cerveja, vinho, leite, o forte trabalho das agroindústrias e as pressões na área de segurança de alimentos estará ainda mais em evidência com uma programação repleta de atividades que, sem dúvida, agregará muito conhecimento aos participantes. Além disso, tecnologias, produtos e serviços estarão em exposição nos quatro dias de feira.

O amadurecimento do evento, que chega na 12ª edição, pode ser comprovado pela capacidade de adaptação às demandas dos setores envolvidos, o que também possibilitará atrair centenas de produtores e indústrias do setor para as experiências e debates. Prova disso é a extensa programação, com ampla abrangência dos temas e a integração de eventos internacionais, como a 2ª Conferência Internacional de Segurança de Alimentos e o 3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios (Pymes Lácteas). “Tem sido motivo de orgulho e satisfação o fato da Envase Brasil | Brasil Alimenta ter sido escolhida como palco para receber o 3º Pymes Lácteas. Isso deixa transparecer o empenho e a dedicação da organização em realizar eventos cada vez mais completos e voltados para o desenvolvimento dos setores, em especial, o segmento das pequenas indústrias de laticínios e derivados da região Sul”, enfatiza Joaquim Puerta, diretor comercial das feiras.

No primeiro dia, 26 de abril, acontece o Encontro Produtor, evento que reunirá representantes de agroindústrias certificadas ou em vias de certificação, para o debate de ações e estratégias de desenvolvimento de novos mercados. Ricardo Antonio Rotta, gestor da primeira rede de franquias do Agronegócio Nacional e no desenvolvimento de projetos de cunho tecnológico, será um dos palestrantes e abordará ‘A criatividade impulsionando o agronegócio’. De acordo com Rotta, a falta de criatividade acaba aprisionando as empresas e pessoas no campo da cópia, reproduzindo, a maioria das vezes, de forma amadora e desastrada produtos e serviços ultrapassados e medíocres. “A intenção durante o encontro é estimular os empreendedores do setor agrícola a repensarem os seus produtos e serviços com foco no consumidor, que a cada dia se torna mais exigente e ávido por novidades”, alerta.

Ciente da necessidade cada vez maior de integração e ampliação do mercado, a Envase Brasil | Brasil Alimenta acolherá o 3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios (Pymes Lácteas). Durante os dias 27 e 28 de abril um intercâmbio de ideias, com cases, experiências, necessidades e problemáticas dos pequenos e médios laticínios estarão em evidência. Serão palestras técnicas, de negócios e gestão empresarial com destaque para a participação da Asociación de Pequenas y Medianas Industrias Lácteas (Apymel) da Argentina e do Instituto Mexicano do Queijos. Uma das palestras aguardadas será “Associativismo como estratégia de crescimento e competitividade em mercados internos e externos, com Fernando Ramos, da Apymel. Uma mesa redonda também será oportunizada por meio do tema “Estratégias de comercialização e promoção do queijo para pequenas empresas de laticínios. Franquias. Caso de sucesso”, que contará com a presença de Georgina Yescas, da Lactography – México e Fernando Ramos, Apymel.

Aproveitar as oportunidades em diversos mercados, como de exportações e de fornecimento a empresas globais, além da questão da responsabilidade civil dos fornecedores de alimentos e bebidas estarão em debate na 2ª Conferência Internacional de Segurança de Alimentos, no dia 27 de abril. Entre os palestrantes, destaque para Leonardo Silva Machado, gerente de Estratégia de Mercado da Apex Brasil, que tratará das oportunidades comerciais que existem para exportar para os Estados Unidos. Também falará como se encaixam os produtos orgânicos, gourmet e especiais, como atender a regulamentação para importação, aspectos de embalagem e rotulagem, segurança e sustentabilidade de alimentos, e as novas barreiras ao comércio internacional. Outra palestra relevante será da promotora de justiça do MP/RS, Caroline Vaz, que abordará sobre direito do consumidor à segurança de alimentos e quais são as responsabilidades do fornecedor na relação de consumo e as consequentes responsabilidades, especialmente a responsabilidade civil.

O Envase Experience, nos dias 28 e 29 de abril, também proporcionará diversas palestras produtivas com o ‘Falando de Cerveja’ e ‘Falando de Vinho Espumante’, respectivamente. No dia 28, o cervejeiro artesanal desde 2004, fundador da Acerva Gaúcha e juiz de cerveja, Leo Sassen, será um dos conferencistas e tratará do tema “As micro-cervejarias do Rio Grande do Sul no começo do século XX”. As micro-cervejarias não são uma novidade no país e nesse painel será apresentado um pouco mais do passado cervejeiro e algumas das principais cervejarias no estado do Rio Grande do Sul no começo do século XX, entre elas as cervejarias Becker-Sassen, Ritter, Bopp e a Continental. Já no dia 29, o foco será o setor vinícola e entre as produtivas palestras os participantes poderão assistir Adolfo Lona, enólogo e sócio da Vinícola Vinhos e Espumantes Adolfo Lona, que tratará ‘Os espumantes no Brasil, breve histórico, evolução, perspectivas futuras’.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.