Empresas de telefonia lideram ranking de reclamações, segundo Procon

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O grupo Claro/Net/Embratel (América Móvil) liderou o ranking de empresas que mais geraram reclamações de consumidores no estado de São Paulo em 2015, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (22) pela Fundação Procon de São Paulo, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania. Em seguida vêm o Vivo/Telefônica, Sky, TIM Celular e Grupo Pão de Açúcar.

Os dados fazem parte do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, divulgado anualmente pelo Procon paulista. O ranking lista as empresas ou grupos empresariais que geraram maior número de reclamações fundamentadas – isto é, maior número de casos nos quais as demandas dos consumidores não foram solucionadas na etapa inicial dos atendimentos e, portanto, foram transformadas em processos administrativos.

Em 2015, 1.050.352 consumidores recorreram aos Procons integrados ao sistema, registrando os atendimentos entre consultas, orientações, atendimentos preliminares, CIPs e reclamações. Desse total 60.949 geraram reclamações fundamentadas – demandas não solucionadas em fase preliminar, que seguiram para uma segunda etapa de concliliação, com a abertura de processo administrativo.

Veja a lista das 10 empresas com mais reclamações em 2015:
1º – Grupo Claro/Net/Embratel, com 4.533 reclamações fundamentadas: 5.883 atendidas e 1.350 não atendidas
2º – Grupo Vivo/Telefônica, com 3.901 reclamações fundamentadas: 2.701 atendidas e 1.200 não atendidas
3º – Sky Brasil, com 2.731 reclamações fundamentadas: 1.998 atendidas e 733 não atendidas
4º – TIM Celular, com 2.351 reclamações fundamentadas: 1.645 atendidas e 706 não atendidas
5º – Grupo Pão de Açúcar, com 2.349 reclamações fundamentadas: 1.704 atendidas e 645 não atendidas
6º – Grupo Itaú/Unibanco, com 1.830 reclamações fundamentadas: 824 atendidas e 1.006 não atendidas
7º – Caixa Econômica Federal, com 1.595 reclamações fundamentadas: 811 atendidas e 784 não atendidas
8º – Grupo Unimed, com 1.497reclamações fundamentadas: 83 atendidas e 1.411 não atendidas
9º – Grupo Oi, com 1.388 reclamações fundamentadas: 876 atendidas e 512 não atendidas
10º – Grupo Bradesco, com 1.171 reclamações fundamentadas: 737 atendidas e 434 não atendidas

Clique aqui para ver, no site do Procon-SP, a lista completa das 50 mais reclamadas

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