E que venha 2016…

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Esse, com certeza, é o desejo de muitos, mesmo sem saber exatamente o que está, de fato, por vir!

Afinal, 2015 já deu! Estamos saindo em meio a um emaranhado de problemas – desde crise econômica e  política, até crise na saúde, educação e de confiança. Uma pesquisa online que fizemos aqui na Connect Shopper, agora em outubro com consumidores (amostra: 500 respondentes)

demonstra bem esta dura realidade:

1.Alto grau de insatisfação com a condução da política econômica – mais de 80% se declara insatisfeito com a condução da política econômica

2.Medo do desemprego – para mais de 40% dos respondentes, o medo do desemprego e de não conseguir manter as conquistas tem causado forte impacto nas perspectivas futuras e nos hábitos e comportamento.

3.Alto endividamento – mais de 50% dos respondentes declararam possuir alguma dívida

4.Medo do desemprego: para mais de 42% dos respondentes, o medo do desemprego e de não conseguir manter as conquistas tem impactado fortemente hábitos e comportamento.

  1. Crise de CONFIANÇA – 70% já não acreditam mais nas instituições públicas.

 

Desconfiado e sem perspectivas somado ao medo do desemprego, inflação, do medo de voltar ao passado (inflações galopantes, perda de poder de compra) vem causando paralisia em todos os agentes econômicos.

De um lado, o consumidor que adia \ posterga as compras e muda hábitos

De outro, empresários que postergam investimentos!!!

Convido à todos a dizer não à crise e fazer um 2016 DIFERENTE! Como?

Com um planejamento adequado – considere cenários distintos (pessimista, realista e otimista), mas, em paralelo, pense e desenhe como você gostaria de estar, onde e como, ao final de 2017!

Garimpe informações, analise mercado, consumidores, concorrentes, conheça seus clientes, e construa os pilares essenciais para que você possa atingir seus objetivos. Identifique oportunidades e desafios.

Analise, planeje, faça escolhas inteligentes e decida no momento certo! – Tenha senso de oportunidade.

Conto um caso bem interessante, a saber “ 3 amigas adeptas de bike e orientadas à moda, há 4 anos, quando começava a surgir o tema da mobilidade urbana, o uso mais intensivo da bike, ciclovia, ciclofaixa, entre outros, identificando oportunidades, pensaram em produzir peças mais bonitas, confortáveis para quem desejava pedalar para o trabalho!Estudaram mercado, potenciais clientes, entre outros, buscaram alternativas em tecidos mais tecnológicos – mais leves, respiráveis, com secagem rápida, que não amassavam e que inibia possíveis odores.

Planejamento + Informação + Ação + Foco + Decisão = RESULTADO

Hoje, já contam com 3 pontos de comercialização, além do site.”

A palavra de ordem é ser capaz de identificar a “onda” perfeita …

E para isso, temos que estar atento, acompanhar as tendências, o mercado,  o consumo e o consumidor, mas por que não, ser capaz de criar tendências? Ninguém precisa do celular alguns anos atrás e hoje, só no Brasil, são quase 2 por habitante.

Por exemplo, quem disse que temos que seguir à risca apenas o calendário promocional do varejo??? Por que não podemos criar um novo calendário orientado aos nossos clientes e estratégia? Buscar diferenciação? Temas como ida à festa, lanchinho rápido, “sai uma quentinha”, semana do saco cheio – você faz tudo pelo seu cliente, dia do carrinho cheio, 1 bife = R$ 0,99???

Use e abuse da criatividade – com planejamento, engajamento da equipe, execução ímpar, tomada de decisão orientada!

Boas vendas

Fatima Merlin é sócia fundadora da Connect Shopper, especialista e consultora em varejo e shopper (gerenciamento por categoria, shopper marketing, estudos de shopper e gestão de cliente), palestrante e autora do livro Meu cliente não voltou, e agora?

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