Cinco dicas para sua empresa fechar o ano no azul

1 285

Final de ano é época de realizar balanços, tanto no âmbito pessoal quanto empresarial. É o momento oportuno para avaliar os resultados, revisar as estratégias e definir quais serão os próximos passos para inciar o ano seguinte com o pé direito. É nessa época, também, que as micro e pequenas empresas devem colocar suas finanças em ordem junto aos órgãos públicos e credores. Afinal, não dá para pensar em 2016 sem antes fechar 2015 no azul.

Para ajudar sua MPE a colocar as contas em dia, o fundador e CEO do escritório de contabilidade online Contabilizei, Vitor Torres, preparou uma lista com cinco dicas rápidas sobre o assunto:

1. Gaste somente o necessário – Faça a listagem de todos os custos da empresa e aponte qual é o valor agregado de cada um desses custos para a sua empresa. Procure eliminar todos gastos que não estiverem ligados aos objetivos da empresa. Já as despesas que são importantes para manutenção do negócio devem ser revisadas e, eventualmente, renegociadas. Em alguns casos, avalie a troca de fornecedores.

2. Mantenha boa relação com credores – Renegocie suas dívidas com os seus credores, porém certifique-se de que terá condições de honrar seus compromissos com a nova negociação. Caso contrário, perderá seu direito de negociar outra vez em momentos de aperto.

3. Otimize novas despesas com a regra de 5x – Uma vez avaliadas as despesas do ano, os novos gastos programados devem ser, em média, cinco vezes menor que a previsão de faturamento – por exemplo, para aumentar os custos da minha empresa em R$ 100, tenho que aumentar o faturamento para R$ 500.

4. Desenvolva alianças estratégicas – Em tempos de crise, o seu cliente busca opções que ofereçam maior valor agregado pelo menor custo (o velho conhecido custo-benefício). Realizar alianças com parceiros pode ser um excelente caminho. Para isso, verifique quais outros serviços e/ou produtos são complementares ao seu e proponha uma oferta diferenciada no mercado.

5. Modernize suas operações – O mercado de tecnologia oferece uma série de ferramentas que ajudam a economizar gastos com serviços obrigatórios. Para ajudar a fechar o ano sem estresse, avalie as possibilidades de softwares de CRM, gestão financeira e contabilidade online disponíveis na internet.

Pronto. Agora é só usar da criatividade para fazer do momento atual de crise uma oportunidade para o negócio deslanchar em 2016.

Notícias Relacionadas
1 comentário
  1. Paulo diz

    Faltou uma dica importante: Basta dar uma boa pedalada seguindo um excelente modelo de gestão aplicada atualmente em um país que conheço…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.