Black Friday: Estudo mostra interesse de compra do consumidor

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A aproximação da Black Friday e a importância do digital na geração de tráfego e vendas neste período exige que as empresas estejam bem posicionadas nos mecanismos de busca quando os consumidores pesquisam sobre produtos em sites como Google, que, hoje, é responsável por direcionar aproximadamente 60% do tráfego para os sites. Segundo recente pesquisa do Serviço de Proteção do Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 44% dos brasileiros que pretendem comprar durante a Black Friday vão pesquisar se os descontos anunciados são reais. Os dados mostram ainda que 54% dos compradores pretende pesquisar também para identificar as lojas com os melhores preços.

A iProspect, consultoria global de marketing de performance da Dentsu Aegis Network, analisou 720 termos relacionados a celular/smartphone, tablet, computador e fogão, entre outras, que representam quatro milhões de buscas por mês. O estudo revela que, entre os maiores e-commerces do país, Americanas é a loja virtual com maior cobertura para  palavras-chave (68,3%), seguida por Magazine Luiza (66,7%) e Casas Bahia (65,3%), respectivamente.

Para eletrônicos, categoria com os produtos mais procurados na Black Friday 2014, Americanas segue no topo do ranking para artigos como tablet, computador e celular/smartphone, este último o produto com maior intenção de compra (43%) este ano, de acordo com pesquisa do Google em parceria com IBOPE. As TVs, campeãs de vendas no ano passado, porém, têm maior destaque no Magazine Luiza com 80,6% de cobertura.

Nas últimas posições, Fastshop, Shoptime, Submarino, Ricardo Eletro e Walmart têm 200 palavras-chave (das 720 monitoradas) que não retornam resultados até a segunda página do Google, o que os coloca em grande desvantagem em relação aos demais concorrentes.

Intenção de compras

O estudo da iProspect traz ainda um mapa de sazonalidade, que leva em consideração os produtos mais pesquisados nos últimos três anos, para apontar os itens com maior intenção de compra nas diferentes regiões do país nos meses de novembro e dezembro.

Para além da categoria de eletrônicos, a análise da iProspect antecipa que a saída de ares condicionados e climatizadores estará em alta nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás, em antecipação ao verão. As altas temperaturas também devem afetar a categoria de vestuário, impactando positivamente a venda de artigos como bermudas, shorts, camisetas regatas e chinelos em todo o país.

Além disso, com a retomada da aplicação de PIS e Cofins sobre eletroeletrônicos e eletrodomésticos, a partir de 1º de dezembro, apenas três dias após a Black Friday, a pesquisa mostra tendência de possível antecipação das compras de Natal, especialmente dessas categorias, durante o evento.

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