4 passos para aprimorar a logística da frota

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Por trás das empresas que atuam com atendentes em campo, como prestadoras de serviço de telefonia, TV a cabo, energia e gás existe uma grande operação de logística para garantir que cada ordem de serviço seja cumprida no menor tempo possível.

“Afinal, para atender a demanda, são centenas ou até milhares de veículos nas ruas que consomem recursos e dependem de manutenção, gerando um enorme custo às empresas. Em momentos de estagnação econômica, é possível reduzir os gastos com a operação logística a partir de ferramentas que fornecem uma visão geral do trabalho executado”, explica Antonio de Almeida Junior, diretor executivo da DDMX Inteligência em Análise de Dados.

Saiba como aplicá-las:

– Adquira uma solução confiável de monitoramento de veículos

Um erro muito comum para economizar quando a situação financeira não está favorável é escolher equipamentos mais básicos. Entretanto, o barato pode realmente sair muito caro ao optar por um rastreador de baixa confiabilidade. A garantia de funcionamento é o que faz valer o investimento neste tipo de equipamento, que precisa entregar todas as informações necessárias para funcionamento otimizado da operação, não só de posicionamento, mas com detalhes do tempo, hora, aceleração, quilometragem, consumo de combustível e outros.

– Implemente uma solução para gestão das ordens de serviço

No cotidiano das empresas que contam com equipes nas ruas, todo chamado gera uma ordem de serviço no sistema, que precisa ser gerenciada e rapidamente encaminhada aos agentes. Existem diversas plataformas para isso, da mais simples à mais complexa. A tendência é a tecnologia mobile, que entrega a ordem de serviço em tempo real no smartphone do agente em campo, como acontece com os aplicativos para chamadas de táxi.

– integre monitoramento e ordem de serviço

Uma boa gestão de logística é muito mais do que abrir um chamado e repassá-lo ao agente a campo. É preciso relacionar o mundo virtual (dados de chamado) com o físico (veículo em campo) e, para isso, é fundamental contar com uma integração detalhada entre o gerenciamento e rastreamento da frota para otimizar as operações.

– Confira indicadores de produtividade e logística

O sistema integrado dá uma visão geral do processo, como a quilometragem de cada veículo, velocidade, tempo, horários, trajetos e consumo de combustível, identificando quanto cada visita custou à empresa. Cruzar essas informações permite realizar uma auditoria da operação, enxergando gargalos e tomando as devidas providências para otimizar o processo e reduzir custos.

 

 

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