Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Natal 2018 -, as vendas no período cresceram, mas ainda estão abaixo do patamar de 2013. Apesar da alta acumulada dos dois últimos anos (2018 e 2017), de 9,6%, os três anos seguidos (2016/15/14) acumularam queda de 11,7%. Assim, as vendas de Natal ainda estão num patamar 3,2% menor que 2013.
Durante a semana da data comemorativa, de 18 a 24 de dezembro, as vendas subiram 3,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. No final de semana do Natal (21 a 23 de dezembro), houve aumento de 3,6% em todo o país na comparação com o final de semana equivalente ao do ano anterior (22 a 24 de dezembro de 2017).
Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana do Natal subiram 3,4% ante a mesma semana do ano passado. No final de semana da data, as vendas aumentaram 3,0% em relação ao período equivalente ao ano anterior.
Para os economistas da Serasa Experian, o desemprego e a inadimplência ainda em patamares elevados aliados ao baixo dinamismo da economia impediram um desempenho mais positivo para as vendas de Natal de 2018.