NRF 2021: supermercados devem investir em pessoas, mix e tecnologia até 2025

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No último dia da NRF 2021, cases e insights foram apresentados por grandes lideranças do varejo internacional.

A primeira palestra do dia foi sobre a Picnic, uma rede holandesa de supermercado on-line que atua na Holanda, em parceria com a Salesforce, que chegou ao mercado em 2015 para resolver o problema de alimentos frescos através de predição de demanda. O foco da palestra estava no desafio enfrentado pela empresa durante a pandemia, que obrigou o investimento em tecnologia a revisitar os algoritmos de predição de demanda para evitar os problemas clássicos, como falta ou excesso de estoque e atraso na entrega.

A segunda palestra foi um verdadeiro bate-papo com mulheres empoderadas, entre elas, Judith Mckenna, Presidente Internacional e CEO do Walmart. O painel contou com as presidentes da American Express, WW International e The Vitamin Shoppe, sobre o avanço do mercado Wellness & Heathy durante a pandemia, que agora virou sinônimo de físico, mental e emocional, com destaque para o surgimento da linha de bem-estar CBD, sigla de canabidiol (cannabis).

Outro ponto debatido foi a importância da liderança durante a pandemia, para engajar o time na necessidade de transformar o negócio sem perder o propósito e o apoio das comunidades onde as lojas estão inseridas.

Para terminar o dia, destaque para os temas voltados para o marketing digital e as mídias sociais. No caso do marketing digital destaque para a palestra do CEO da NA-KD com as especialistas de marketing digital, Lauren Sherman da Business of Fashion e Jennifer Powell, CEO da Jennifer Powell, Inc. O ponto alto da palestra ficou por conta da estruturação da estratégia em camadas, para que fosse possível interagir e aprender com as comunidades. Para isso, as empresas investiram em influenciadores digitais para aumentar o acesso ao público-alvo e aumentar o ROI, retorno de investimento das marcas, conforme os perfis mapeados. Este dia também trouxe o avanço do computer-generated imagery (CGI), uma tecnologia de gamificação que cria avatares específicos para interagir com o público-alvo.

Outro destaque foi a palestra do Pinterest, o Head of Engineering, Jeremy King, em conversa com a Aya Kanai, Head of Content and Editorial Partnerships falaram sobre a necessidade de reinventar o Pinterest, transformando a plataforma que hoje está focada na mídia social para uma plataforma mais ampla, onde seja possível vender as soluções.

Segundo os palestrantes, o Pinterest é uma plataforma com forte presença de mulheres pertencentes a geração dos millenials, e que em 2020 aumentou em 37 milhões o número de usuários chegando a mais de 400 milhões. Sua plataforma é voltada para tendências de moda, lar, alimentos & bebidas, cuidados, entre outras categorias e se posiciona como uma plataforma visual de conteúdo, ideias e insights. No final, os palestrantes relataram o desafio em entender a necessidade dos clientes e proporcioná-los oferta de soluções desenvolvidas pelos seus próprios usuários.

Para finalizar os destaques do dia, ouvimos o debate do Presidente de Negócios Internacionais da JD.com da Fashion and Lifestyle, Kevin Jiang, a Karin Tracy do Facebook, Jessica Murphy, da True Fit e Chris Field da Retail Connections. Eles falaram sobre a mudança que os novos algoritmos vão trazer para o processo de decisão de compra no varejo e destacou: “antes o consumidor caminhava em busca de marcas e produtos, agora são os produtos e as marcas que vão até você”. Tudo isso é possível, graças aos algoritmos que processam o comportamento de compra digital e conseguem prescrever e predizer o produto e a marca de acordo com o seu perfil, propósito e missão de compra.

 

Dica do especialista

Para o curador, Gustavo Vanucci, os principais takeaways do dia foram:

1º) O desafio de prestar serviços à comunidade local através de modelos como pronta entrega de produtos, seja através da subscrição (assinatura) ou de venda via plataforma digital.

2º) Incremento da seção wellness & health atreladas a serviços online voltados para saúde física e mental.

3º)  Identificar soluções e serviços que possam aumentar o relacionamento dos clientes com a marca e não apenas ficar enviando panfletos e promoções.

4º) Takeaways está na importância em implementar um programa de fidelidade, de forma que o consumidor possa confiar na marca e ceder os dados para receber como recompensa os insights, conteúdos e serviços que façam diferença no seu dia a dia, uma vez que a aceleração da transformação digital irá permitir o crescimento de novos negócios tendo como centro da operação o seu supermercado. Pense nisso.

 

Fonte AMIS
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